Ciência e Saúde

Cientistas avançam na criação da capa de invisibilidade

Agência France-Presse
postado em 18/03/2010 15:29
Cientistas europeus conseguiram criar, pela primeira vez, uma estrutura microscópica tridimensional que permite fazer um objeto desaparecer, um avanço no desenvolvimento da "capa de invisibilidade" popularizada pelo bruxinho Harry Potter, e anteciparam trabalhos que serão publicados na edição desta sexta-feira (19/3) da revista científica americana Science.

Depois de cinco anos, os cientistas finalmente conseguiram produzir metamateriais - materiais compostos que não existem em estado natural - capazes de modificar o deslocamento da luz visível, ao fazê-la deslizar sobre um objeto de forma similar à da água sobre as rochas no fundo de um rio. Desta forma, fica invisível.

Os cientistas já tinham desenvolvido uma estrutura dimensional, mas a nova "capa" é tridimensional, explicou à AFP Nicholas Stenger, do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha, um dos três autores desde estudo.

A primeira "capa de invisibilidade" criada era cilíndrica e o objeto que se queria tornar invisível tinha que ser colocado em seu interior.

Nesta nova pesquisa, um objeto foi posicionado sob uma estrutura microscópica semelhante a um tapete refletor, e o montículo criado ficou invisível, assim como o tapete.

"Qualquer que seja o ângulo por onde se olhe, não se vê nada", explicou o cientista francês.

Ele explicou que a estrutura mede 100 mícrons - um milésimo de milímetro - de comprimento por 30 mícrons de largura e 13 de espessura, e escondia um objeto dez vezes menor.

Este manto de invisibilidade é formado de cristais fotônicos, nanoestruturas que são dispostas de forma a modificar a propagação da luz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação