Ciência e Saúde

Física ao alcance de todos

Blog criado por professor do interior de São Paulo recebe prêmio internacional, sendo considerado a melhor página em língua portuguesa

postado em 01/05/2010 07:00
De São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, para o mundo. O professor de física Dulcidio Braz Júnior, 46 anos, mal pôde acreditar quando soube, no último dia 15, que o blog de sua autoria, intitulado Física na veia, havia sido premiado no concurso internacional promovido pelo grupo de comunicação alemão Deutsche Welle. Inicialmente direcionado a alunos de ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular, o diário virtual era o único com conteúdo científico inscrito na categoria língua portuguesa e acabou desbancando os concorrentes.

Blog criado por professor do interior de São Paulo recebe prêmio internacional, sendo considerado a melhor página em língua portuguesaTraduzir para uma linguagem simples assuntos tidos como complicados pela maioria das pessoas, além de relacioná-los a situações do cotidiano, como uma partida de futebol, é a marca do site, que traz o slogan: Aqui a física é pop. O conteúdo e o formato descontraído acabaram conquistando não só os jurados do prêmio, mas também fãs de todas as idades, e em diversos países do mundo. Desde que foi criada, em 2004, a página registrou 1,2 milhão de acessos.

Formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dulcidio se dedica ao ensino de 500 jovens matriculados nos mais diversos turnos no Sistema Anglo de Educação. A ideia de criar o blog surgiu logo depois de ele publicar um livro sobre física moderna voltado para jovens. ;A intenção do site, que se chamava Física moderna, era divulgar meu livro. Mas, com o tempo, a ferramenta se tornou muito trabalhosa. Em 2008, optei pelo formato de blog, mais leve para quem lê e fácil para quem lida com ele diretamente;, diz o blogueiro, completamente apaixonado por tecnologia. Ele explica que a intenção era estabelecer um canal direto com os alunos. ;Na escola, há horário para término das aulas. Já no blog, percebi que o assunto pode ser acessado a qualquer momento e de qualquer lugar;, afirma.

Na página, Dulcidio comenta notícias científicas divulgadas na mídia em geral com o olhar completamente voltado para a física. Em um dos posts, por exemplo, o professor tratou do funcionamento do LHC, o maior acelerador de partículas de todos os tempos. Mas além da notícia em si, o blogueiro trouxe um diferencial para seus leitores: apresentou cálculos, figuras atraentes e informações adicionais relativas ao fenômeno. Em outra mensagem, destrinchou uma jogada do São Paulo Futebol Clube, time do qual é torcedor, explicando como a bola chutada por um atacante passou por trás da trave e voltou ao campo. O internauta pode ainda acessar temas específicos que ficam reunidos em áreas especiais do menu. E o layout também foi desenvolvido pelo professor. ;Faço tudo sozinho;, explica.

Pela dedicação à sala de aula e ao conteúdo publicado ao longo de mais de cinco anos, o professor tem recebido elogios do mundo todo. Geralmente, o retorno chega na forma de comentários, publicados no próprio site. ;Consigo saber em quais regiões a página é mais acessada. Numa dessas pesquisas, pude verificar que houve acessos no Japão e em outros países onde vivem muitos brasileiros. Fico muito feliz e satisfeito com esse retorno;, destaca.

Repercussão
O prêmio The best of blogs (O melhor dos blogs), concedido pelo grupo de comunicação da Alemanha, é decidido por um grupo de jurados que analisam indicações de internautas do mundo todo. O Física na veia era o único da área científica na categoria língua portuguesa e concorreu com diários virtuais sobre cultura, conteúdo humorístico, entre outros. A lista com os 11 finalistas saiu em março e, desde então, o professor esperou ansioso a decisão. ;Não imaginava que pudesse vencer;, diz.

A cerimônia de premiação ocorrerá em 21 de junho, em Bonn, na Alemanha, durante o Fórum de Mídia Global 2010. ;Estou nos preparativos para o embarque;, conta. Segundo ele, o prêmio repercutiu em São João da Boa Vista, que tem cerca de 80 mil habitantes. ;Todos estão orgulhosos de minha ida a Bonn, para buscar esse prêmio internacional.; Depois do prêmio, a intenção é melhorar a cara do blog, além de adicionar mais material. ;Com esse incentivo, pretendo repaginá-lo muito em breve;, finaliza.


ACESSE
O Física na veia fica hospedado no endereço

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação