Ciência e Saúde

Justiça não reconhece técnica

postado em 02/05/2010 10:01
[SAIBAMAIS]A Justiça brasileira não aceita a avaliação da linguagem corporal como evidência nos inquéritos criminais. Isso não significa, porém, que a técnica não possa vir a ser útil, de maneira complementar, em algumas atividades ligadas ao Judiciário. Na opinião da psicóloga da PUC-RJ Mônica Portella, esse tipo de avaliação poderia ajudar na elaboração de avaliações de soltura, por exemplo. ;Um psicólogo, ao entrevistar um detento (para avaliar se ele já tem condições de sair do regime fechado), poderá ter, como complemento, conhecimentos para detectar a mentira;, acredita.

Paulo Camargo, que ministra cursos sobre a técnica, acredita que muitos profissionais podem se beneficiar desse conhecimento. ;Um empresário que reconhece tais sinais de mentira com certeza sairá na frente ao estabelecer uma negociação;, exemplifica.

Na opinião do psiquiatra da UnB Rafael Boechat, os sinais emitidos pelo mentiroso devem ser estudados por médicos, pois podem ser uma ferramenta auxiliar para realizar diagnósticos. Em alguns casos, relata o médico, os pacientes utilizam a mentira como mecanismo de defesa, para esconder algum problema. ;É preciso saber interpretar a mentira. Às vezes, o paciente a utiliza para chamar a atenção para alguma outra coisa, algum problema que o médico não detecta no exame clínico.; Contudo, os especialistas afirmam que a mentira não pode ser tratada como uma ;receita de bolo;. ;O estudo sério e científico requer a contextualização;, ressalta Mônica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação