Ciência e Saúde

Confira íntegra da entrevista com Maurice Jacoel, presidente da Central Nacional de Astrologia (CNA)

postado em 25/05/2010 08:01
Maurice Jacoel: Como surgiu a CNA e qual a sua proposta dentro da astrologia brasileira?
A Central Nacionalde Astrologia (CNA) é o resultado de um longo processo de tentativas anteriores para criar uma associação que represente e agregue os astrólogos brasileiros em torno das suas necessidades e especificidades na construção do conhecimento e do trabalho com astrologia. A CNA representa de forma fraterna, transparente e democrática os ideais e interesses dessa comunidade astrológica e, por meio da união de esforços, oferece a profissionais, pesquisadores e estudantes da astrologia estímulo e apoio a debates, pesquisas, formação e difusão do saber astrológico.

Você acredita que a astrologia vem sofrendo uma espécie de banalização no país? Esse caminho pode ser mudado?
Sim. A astrologia, por um lado, tornou-se extremamente popular por meio da difusão das diversas mídias: jornais, revistas, internet, televisão e rádio. Por outro lado, essa ação das diversas mídias gerou uma banalização em nível mundial e também no Brasil. Para se alcançar equilíbrio, é necessário que uma outra informação, sobre a prática e o saber da astrologia, chegue ao grande público. Para que isso aconteça, é igualmente necessário que astrólogos sérios e conhecimento correto sobre a astrologia cheguem às diversas mídias. Só assim poderá haver alternativas para que o grande público possa diferenciar entre uma "astrologia de consumo" e uma astrologia que traz benefícios. Esse também é um dos objetivos da Central Nacional de Astrologia através dos seus eventos públicos e ascessíveis. Realizamos dois eventos anuais em quase todas as capitais brasileiras para que as pessoas possam conhecer o que realmente é astrologia e quem são os astrólogos de cada cidade que trabalham com seriedade.[SAIBAMAIS]

A astrologia vai muito além do horóscopo diário que as pessoas leem no jornal. Para você, como ela pode ajudar às pessoas?
Ela é uma ferramenta bastante completa e que permite interfaces com outros saberes. A astrologia auxilia a pessoa sobre questões relacionadas à vocação, relacionamentos pessoais, casamento, finanças, comportamento adequado sobre a saúde, educação, viagens e localização geográfica e relações de família. Sua interface com esses outros saberes possibilita que ela seja uma excelente ferramenta de diagnóstico e orientação.

Em sua opinião, como deve ser a relação entre as pessoas e as informações astrológicas? Como elas devem ser encaradas e compreendidas?
A informação que a astrologia nos oferece hoje, no tempo em que vivemos, possibilita a cada pessoa compreender melhor sobre si mesma, porque e como age e reage a determinadas situações de vida. Dessa forma, se conhecendo melhor, poderá fazer escolhas conscientes. Assim, a astrologia permite nos reconhecermos como pessoas únicas e portanto nos diferencia, nos afasta da massificação do nosso tempo. As ferramentas de que dispomos por meio da astrologia nos permitem compreender nossa identidade e nos descobrirmos como pessoas únicas, exclusivas e necessárias. Revela nosso ritmo e nosso ciclo existencial, de maneira que possamos nos descobrir como seres integrados e participantes da "Grande Vida" deste Cosmos.

Você além de astrólogo, também é filósofo. De que forma essas duas áreas do conhecimento dialogam?
A filosofia se pergunta sobre a origem do conhecimento e sua consequência sobre a vida humana. De que maneira o saber que produzimos e que escolhemos acaba determinando nosso modo de vida. A astrologia representa o saber mais antigo da humanidade; o saber que se encontra no limiar entre o pensamento mítico-simbólico e o pensamento empírico, que calcula, mede, pesa etc. Esses dois saberes, astrologia e filosofia, dialogam sobre o sentido e a deteminação da vida e das escolhas que fazemos. Haja vista, ao longo da história, que grandes pensadores e artistas como Da Vinci e astrônomos como Kepler se dedicaram a conhecer e compreender o que a astrologia traz como saber perene e primordial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação