Ciência e Saúde

Idade do bem-estar

O amadurecimento pode trazer felicidade. Pesquisa realizada nos EUA indica que, depois dos 50, as pessoas tendem a sentir menos estresse e raiva e a valorizar atividades que dão mais prazer, como passar o tempo com os amigos e os familiares

postado em 01/06/2010 07:00
A vida começa aos 50. O ditado pode ser bem antigo, mas sua mensagem nunca esteve tão atual. Com mais maturidade e experiência, quem já completou cinco décadas de vida dá o exemplo para os mais jovens e mostra que a vida é bem melhor quando os pequenos problemas são deixados de lado, e mais valor é dado ao que realmente importa, como os amigos e a família. Para essa turma, que esbanja felicidade, a palavra de ordem é aproveitar o que a vida pode oferecer de melhor, sem estresse.

O amadurecimento pode trazer felicidade. Pesquisa realizada nos EUA indica que, depois dos 50, as pessoas tendem a sentir menos estresse e raiva e a valorizar atividades que dão mais prazer, como passar o tempo com os amigos e os familiaresA professora e arquiteta Luana Le Roy, com 55 anos e no auge da felicidade, acredita que esse estado só pode ser alcançado quando se aproveitam os ensinamentos que são dados ao longo de toda a vida. ;A simples passagem dos anos não garante experiência. A experiência verdadeira ; aquela que pode gerar a felicidade própria da idade madura ; é adquirida quando vive-se cada evento que a vida nos coloca no caminho como uma oportunidade para aprender, para desenvolver valores internos, para adquirir sabedoria;, diz.

Ela acredita, no entanto, que essa postura otimista pode gerar reflexos positivos não só com o passar dos anos. Para Luana, aproveitar as oportunidades de aprendizado nos torna pessoas mais felizes também no presente. ;Não é muito mais tranquila e feliz a vida de quem encara cada dificuldade como uma oportunidade em vez de ficar lamentando? Cada obstáculo é uma aventura. Vamos a ela com alegria e coragem! E retornamos com um troféu: o saber;, acredita. ;Podemos ser o herói em vez da vítima indefesa;, ensina.

Luana não está sozinha na percepção de que a maturidade pode ser uma aliada do bem-estar. Uma pesquisa do Instituto Gallup feita recentemente nos Estados Unidos, com cerca de 340 mil pessoas, observou que o sentimento de felicidade é mais comum entre aquelas que já passaram dos 50. ;Os principais resultados são que os sentimentos de raiva e de estresse diminuem consideravelmente com o passar dos anos;, explica Arthur Stone, psicólogo da Universidade Stony Brook, em Nova York, um dos autores do estudo, em entrevista ao Correio. ;Assim, os mais velhos relataram menos estresse, raiva e preocupação, e, a partir de 50 anos, mais felicidade;, explica.

Apesar de a pesquisa não apontar uma causa específica para o fenômeno, Stone acredita que essa felicidade seja fruto da mudança de valores que acontece ao longo da vida. ;Pessoas mais jovens estão se esforçando para alcançar realizações e não baseiam suas decisões em felicidade imediata, mas em atingir essas conquistas;, afirma o pesquisador. ;Com a idade, a realização passa a ser menos importante, e o foco da escolha das atividades passa a ser o prazer imediato. Isso pode ser a companhia de um amigo, a proximidade da família, atividades divertidas ou qualquer outra que a pessoa valorize;, completa.

Humildade
A aposentada Ana Emília de Oliveira Silva, 55 anos, ilustra bem essa parcela da população identificada na pesquisa americana. Com o tempo, ela mudou seus valores e passou a viver com mais leveza. ;Com certeza, eu sou muito mais feliz hoje do que há 20 anos. Aprendi a dar valor ao que é realmente importante na vida, como as verdadeiras amizades e a família. Aprendi a ver cada momento de uma maneira única;, conta.

Além disso, ela acredita que humildade deve ser a palavra-chave para quem quer ser feliz. ;Se você é uma pessoa apegada, que não sabe abrir mão das coisas, dificilmente ficará bem com você ou com o resto do mundo. Acho que ceder também é importante para ser feliz;, opina Ana Emília. ;Por isso, acredito que exercitar a humildade é um bom caminho para levar uma vida cada vez melhor.;

Para a psicóloga e gerontologista da Universidade Católica de Brasília (UCB) Alessandra Arrais, a experiência adquirida ao longo dos anos pode ajudar a pessoa a encarar a vida de uma maneira diferente. ;A maturidade tem esse grande ganho. Algo que na juventude tem grande importância, com o tempo, acaba se tornando uma besteira. Em muitos casos há um ganho de flexibilidade, você passa a se preocupar menos com a vida e a aproveitar mais o que ela tem a oferecer;, avalia.

A especialista acredita, no entanto, que para aproveitar as vantagens do amadurecimento é preciso saber utilizar os conhecimentos adquiridos a seu favor. ;Não dá para generalizar e achar que toda pessoa com mais idade é sábia. Há quem passe a vida toda sem amadurecer. Essas pessoas acabam correndo o risco de ficarem mais enrijecidas;, conta. ;Nesse caso, o tempo, que poderia ser um aliado, acaba atrapalhando, já que a pessoa não consegue reavaliar suas atitudes e não acompanha as mudanças do tempo;, completa.

O esforço de amadurecer bem vale a pena. Segundo o coordenador do Centro de Medicina do Idoso do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Renato Maia, felicidade pode ser sinônimo de saúde. ;O conceito de saúde moderno envolve muitas outras questões além do bem-estar físico. Sentir-se bem consigo mesmo e ter uma postura positiva diante da vida influenciam positivamente nossa qualidade de vida e, por consequência, nossa saúde;, afirma o médico. ;Acreditar na vida e na felicidade não tem limite de idade, muito menos contraindicação. É para todo mundo;, garante.

Entrevista

1 - É verdade que a felicidade vem com a idade? Quais são as conclusões de sua pesquisa Mais sobre isso?

Nosso relatório é sobre o "bem-estar" e a felicidade faz parte desse conceito. Na verdade, satisfação de vida e afeto (humor) são os dois componentes do bem-estar que medimos. Os principais resultados são que a raiva, estresse, preocupação diminuem consideravelmente com o aumento da faixa etária. Assim, os mais velhos relataram menos estresse, raiva e preocupação. E a partir de 50 anos, começou a aumentar a felicidade.

2 - Questões como a família e o trabalho poderia ter tido alguma influência nos resultados?

Essa é uma boa pergunta, mas a pesquisa não foi concebida para abordar exaustivamente esta questão. Nós apenas sabemos que ter crianças vivendo em um lar de família não consegue explicar o padrão de bem-estar sobre a idade.

3 - O estudo não revela a causa da felicidade depois dos 50 anos, mas, na sua opinião, qual seria?

Essa é a grande questão, é claro. Existem teorias que têm recebido algum apoio e eles discutem uma mudança na perspectiva psicológica com a idade. Pessoas mais jovens estão se esforçando para a realização posterior e não baseiam as suas decisões sobre a felicidade imediata, mas nessa conquista. Com a idade, a realização é menos importante - o foco na escolha das atividades passa para trazer prazer imediato. Isso pode ser os amigos ou estar com a família, trabalhando em passatempos e outras atividades.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação