Ciência e Saúde

Diagnóstico precoce de câncer

Cientistas do Reino Unido inventam técnica capaz de identificar indícios de câncer de pulmão em até cinco anos antes de o paciente desenvolver a doença. O exame pode ser aplicado em todos os tipos de câncer sólido, afirma o professor John Robertson, autor da pesquisa

postado em 02/06/2010 10:12
Cientistas do Reino Unido inventam técnica capaz de identificar indícios de câncer de pulmão em até cinco anos antes de o paciente desenvolver a doença. O exame pode ser aplicado em todos os tipos de câncer sólido, afirma o professor John Robertson, autor da pesquisaAo menos 90% dos pacientes que desenvolvem o câncer de pulmão têm uma sobrevida de menos de cinco anos. A doença é traiçoeira e muitas vezes não é detectada a tempo de o tratamento surtir o efeito desejado. Não era. Cientistas da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, produziram um teste de sangue capaz de apontar indícios do tumor com até cinco anos de antecedência à possível descoberta do câncer por meio de um CT scan. Chamado de EarlyCDT-Lung, ele já está à disposição nos Estados Unidos e deve chegar ao Reino Unido entre o fim deste ano e o início de 2011. Custa US$ 475, mas já recebe cobertura de planos de saúde. A técnica replica as proteínas do câncer que detonam a resposta do corpo à doença e inclui uma tecnologia robótica para medir a reação do organismo por meio de imunobiomarcadores.

O exame foi desenvolvido por John Robertson, professor de cirurgia de Nottingham. Em entrevista ao Correio, por e-mail, ele explicou que o Early CDT-Lung busca anticorpos fabricados pelo próprio corpo diante da presença de antígenos específicos da célula cancerígena. ;O sistema imunológico fornece uma amplificação do sinal do câncer, já que existem mais anticorpos produzidos pelo organismo do que existem nele antígenos da célula do tumor;, afirma o especialista. ;O Early CDT-Lung detecta os autoanticorpos, que alertam o médico a realizar mais exames, como o CT Scan, a fim de descobrir o câncer de maneira precoce;, acrescenta.

De acordo com Robertson, os dados da literatura indicam que os tumores de pulmões e de mama podem ser descobertos até cinco anos antes de a doença começar. ;Por meio de nosso estudo, sabemos que a maior parte dos tumores sólidos (pulmões, mama, estômago, ovário e esôfago) pode induzir a fabricação de autoanticorpos. Por isso, a tecnologia é aplicável a todos os tumores sólidos;, observa. Ele revela que, agora, os cientistas precisarão apenas separar um painel de testes de anticorpos para cada tipo de câncer.

Impacto
Robertson acredita que o teste de sangue terá um impacto significativo sobre a medicina e o tratamento do câncer. ;A imensa maioria dos pacientes de câncer de pulmão morre em até cinco anos, apesar de todas as novas drogas já produzidas. Fundamentalmente, o problema é que o câncer de pulmão já se espalhou, no momento em que os pacientes reclamam dos primeiros sintomas e recebem o diagnóstico;, lembra. Além disso, mesmo os medicamentos mais modernos e promissores têm apenas efeito marginal sobre a doença. ;Se o EarlyCDT-Lung der positivo, é possível identificar pacientes que necessitem de mais testes de diagnóstico para apontar a doença nos estágios 1 ou a 1A, quando o prognóstico é muito melhor;, observa. ;A mesma estratégia será aplicável a outros tipos de câncer sólido;, aposta.

O EarlyCDT-Lung tem sido comercializado pela empresa OncImmune, baseada em Lenexa, perto de Kansas City. Testes preliminares também têm revelado que a tecnologia consegue apontar o câncer de mama com até quatro anos de antecedência, em relação a mamografia. A medição da quantidade de anticorpos que acumulam no sangue, ao reagirem com a presença de um tumor ; ainda que em estágio inicial ;, começa a levar otimismo à área da oncologia.

;No futuro, será possível diagnosticar o câncer ainda no início do processo; e poderemos usar drogas que alvejam a sinalização celular que pode ter saído do controle ou aplicar uma vacina para tratá-la;, prevê Robertson. O estudo feito na Universidade de Nottingham durou 15 anos, envolveu 8 mil pacientes e abriu caminho para a compreensão da carcinogênese. Os cientistas concluíram que o EarlyCDT-Lung detecta 40% dos tumores de pulmões e tem uma precisão maior que 88%. Ele não é influenciado pelo sexo, etnia, localização geográfica dos pacientes ou pela presença de doenças autoimunes benignas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação