Ciência e Saúde

Seminário sobre nutrição debate desafios para alimentação saudável

postado em 08/06/2010 16:43
Durante três dias, representantes da área de saúde e alimentação de todo o país estarão reunidos para fazer um balanço do que foi produzido no setor na última década. Os especialistas irão apontar as políticas sociais que deram certo e os desafios para implantação de novos rumos do setor de alimentação durante o Seminário Nacional de Alimentação e Nutrição do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento tem início hoje (8), em Brasília, com o tema Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), 10 anos.

O encontro é o resultado de 26 reuniões de representantes dos estados brasileiros que levantaram os principais desafios na área da saúde alimentar a partir de suas realidades.


O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, avalia o encontro como uma oportunidade de avançar nas políticas públicas acelerando o debate em torno da alimentação. ;As reuniões que antecederam este encontro ajudaram a traçar as realidades das regiões brasileiras e assim teremos condições de promover um debate amplo em relação às políticas sociais de alimentação e nutrição no país.;

O grande desafio do encontro é repensar o papel da alimentação saudável na vida dos brasileiros, começando pelas crianças. Haverá debates para refletir sobre o tipo de alimento consumido por esse grupo nas escolas e a publicidade para a promoção de hábitos saudáveis. As linhas de discussão estão divididas em financiamento, controle social, inconstitucionalidade, atenção à saúde, desenvolvimento científico e regulação de alimentos.

No final do evento os grupos apresentarão as propostas que serão submetidas à aprovação dos membros estaduais e nacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação