Ciência e Saúde

O Jardim Zoológico de Brasília - Cisne-negro

Sétima reportagem da série mostra como vivem no zoo cinco exemplares da ave típica da Oceania

postado em 17/06/2010 07:00

Sétima reportagem da série mostra como vivem no zoo cinco exemplares da ave típica da OceaniaNão é à toa que eles são considerados símbolos do romance. Quando um cisne escolhe um parceiro é para a vida toda. O casal permanece unido inclusive na hora de cuidar da cria. Com as penas brilhantes e porte de rei, os cinco cisnes-negros que habitam o Zoológico de Brasília podem ser vistos em um pequeno lago, desfilando com leveza e graciosidade, como costumam ser descritos nos contos de fadas.

Duas fêmeas e dois machos formam os casais adquiridos pelo zoo. Eles chegaram a Brasília em 2006, direto de Belo Horizonte. Porém, logo ganharam nova companhia. Cerca de um ano depois, os funcionários se surpreenderam quando encontraram outro cisne-negro adulto no lago dos hipopótamos. ;Ele simplesmente apareceu. Nosso palpite é que alguém deveria estar cuidando do animal em casa, viu que não poderia mais cuidar e deixou aqui. Isso, infelizmente, acontece muito, principalmente com tartarugas e jabutis;, comenta Ana Cristina de Castro, coordenadora da curadoria de aves.

No recinto destinado a eles, vivem também patos, gansos e cágados. Um dos casais é sempre acompanhado do exemplar que apareceu no zoo e que ainda não foi testado para ter seu sexo identificado. Os cisnes costumam ficar às margens do lago e são os animais dominantes do espaço. São sempre os primeiros a comer a ração. ;Eles têm um pescoço longo que não serve apenas para exibição, mas para se alimentar também;, conta Ricardo de Oliveira Alves, veterinário da curadoria de aves
[SAIBAMAIS]
O cisne-negro tem capacidade de se reproduzir uma vez por ano. As fêmeas botam os ovos de cor esverdeada geralmente em setembro, e o macho ajuda a chocá-los. No zoo, no entanto, nenhum deles vingou. ;Talvez seja por causa do ambiente. Já tentamos colocar na chocadeira e também não deu certo;, conta Ana. No início deste ano, os cisnes foram transportados para um local mais reservado, não muito à vista dos visitantes, para que, quem sabe com privacidade, consigam procriar. Se a nova estratégia der certo, o público brasiliense vai poder conhecer ;patinhos feios; de penugem cinza, que, em nove meses, se transformarão em cisnes elegantes e esbeltos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação