Ciência e Saúde

Pesquisadores europeus identificam sintomas da andropausa

Agência France-Presse
postado em 17/06/2010 14:23
Pesquisadores europeus identificaram pela primeira vez sintomas relacionados à pouco frequente andropausa, ou "menopausa masculina", como resultado da diminuição da produção de testosterona em homens adultos, afirmou um estudo publicado nesta quinta-feira (17/6) nos Estados Unidos.

Diferentemente da menopausa que afeta as mulheres a partir de 50 anos, a andropausa é relativamente rara, afetando apenas 2% dos homens, majoritariamente aqueles com saúde fragilizada e obesos.

Os resultados desse estudo publicado no New England Journal of Medicine em 17 de junho deverão trazer novidades no que se refere aos medicamentos prescritos nas terapias com testosterona para os homens mais velhos cuja libido registra queda.

Esses tratamentos aumentaram 400% nos Estados Unidos desde 1999, mas não em outros países desenvolvidos, segundo pesquisadores da Universidade de Manchester e da Imperial College de Londres (University College London), que mediram os níveis de testosterona de 3.369 homens entre 40 e 79 anos em oito países europeus.

Também investigaram em detalhes características sobre suas vidas sexuais, sua saúde física e psicológica.

Entre os 32 possíveis sintomas da menopausa masculina, apenas nove foram associados com uma diminuição dos níveis de testosterona, sendo que os três mais importantes sexualmente são a menor frequência das ereções matinais, dos pensamentos relacionados ao sexo e um aumento da disfunção erétil.

Os autores do estudo concluíram que a presença desses três sintomas sexuais em combinação com os baixos níveis de testosterona são suficientes para diagnosticar o hipogonadismo em homens mais velhos.

Afirmam também que outros sintomas não-sexuais podem estar presentes, como a incapacidade de realizar atividades físicas vigorosas, como caminhar mais de 1,5 km, correr ou levantar objetos pesados.

Esses pesquisadores também determinaram três sintomas psicológicos: tristeza, cansaço, todos eles vinculados a baixos níveis de testosterona.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação