Ciência e Saúde

Conhecimento aplicado

Alunos da Fábrica-escola de Química da UnB desenvolvem produto especial para limpar a tenda do centro comunitário da instituição. Projeto faz com que estudantes utilizem o conhecimento adquirido na solução de problemas concretos

postado em 23/06/2010 07:00

O professor Pastore com alunos da Fábrica-escola de Qúimica: produto de limpeza criado por estudantes representa para a UnB uma economia de R$ 50 mil por aplicaçãoQuem passa pela Fábrica-escola de Química (FQ) da Universidade de Brasília e observa o pequeno prédio de 75 metros quadrados dificilmente imagina que ali dentro alunos e professores do Departamento de Química fazem verdadeiros milagres para desenvolver uma série de produtos voltados para a higienização da própria instituição de ensino. Um deles ; ;a menina dos olhos da FQ;, segundo o professor Floriano Pastore, responsável pelo espaço ; é o Lavilon 010, um saneante desenvolvido especialmente para limpar a lona que cobre o Centro Comunitário da UnB, ou, como é conhecido na cidade, a tenda da UnB.

O centro chama a atenção pela imensa lona branca e sua arquitetura diferenciada. Porém, na época da seca, o que era para ser bonito aos olhos toma ares de local sujo e com a aparência abandonada. ;Nesse período, a lona fica encardida de poeira. O que fizemos foi um produto superior ao sugerido pelo fabricante, que permitiu a garantia da cobertura;, conta Pastore.

O Lavilon 010 nasceu de uma mistura de diversos tensoativos (princípios ativos do detergente) que formaram um blend. Com isso, segundo os químicos, a fórmula desenvolvida pelos alunos, em vez de um ter apenas um detergente, tem vários que agem de forma diferente para garantir um resultado excelente de limpeza. ;A ação diferente dos tensoativos pontecializa a limpeza;, explica Carlos Silvério, químico que trabalha na FQ. O produto também traz uma economia de até 70% para a universidade em relação ao produto sugerido pelo fabricante da lona. O que representa uma diminuição nos gastos de aproximadamente R$ 50 mil por aplicação.

O estudante Carlos Silvério demonstra resultado do uso do Lavilon 010 sobre a lona do centro comunitárioDe acordo com Pastore, a lona tem uma película semelhante ao teflon, que não deixa a sujeira grudar. ;Por isso, não pode ser usado qualquer produto para lavá-la;, esclarece. O químico diz que, quando a tenda foi instalada, a empresa fabricante queria vender o produto e o serviço de limpeza, a chamada venda casada, sob o argumento de que outra substância poderia estragar o material. Porém, o saneante oferecido era mais alcalino, mais abrasivo e possuía mais solvente que o Lavilon 010. ;O nosso (produto) é à base de água, neutro e não agride a película, além de dar mais resultados na limpeza;, compara o professor.

Mesmo com a economia e resultado alcançados, os pesquisadores da UnB consideram que a maior vantagem do desenvolvimento do produto de limpeza foi proporcionar aos alunos a oportunidade de trabalhar com a ciência aplicada, encontrando a solução para um problema específico. ;Na FQ, reunimos os três pilares da UnB: ensino, pesquisa e extensão;, ressalta Pastore. Para ele, a experiência que os alunos têm diante de um desafio concreto torna o aprendizado mais eficiente. ;É diferente de inventar um produto para um problema que ainda não existe. Com algo concreto, que precisa de resultados rápidos, os alunos aprendem também o senso de responsabilidade de uma produção em que nada pode ser desperdiçado, nem a mão de obra, nem material;, diz o responsável pela FQ.

Além do Lavilon 010, os alunos de química desenvolvem outros saneantes que facilitam a vida dos servidores da limpeza e proporcionam economia para a universidade. A demanda na qual a FQ se debruça no momento é a finalização de um tipo de álcool em gel com ação mais prolongada que a dos produtos disponíveis no mercado. A ideia é desenvolver uma substância que não permita a proliferação de nenhum micro-organismo. ;Estamos em fase de testes do produto. Depois, ele será avaliado pela microbiologia da universidade;, conta o químico Teles Moozer. ;Isso será um ganho enorme para a universidade e mais ainda para os alunos. Tenho certeza de que empresas vão se interessar por esse produto;, aposta Pastore.

Monumentos
A expertise da FQ pode ser uma saída para a limpeza de monumentos de Brasília que sofrem com o acúmulo de sujeira, como a Ponte JK, por exemplo. Pastore afirma que um produto específico para limpar os arcos da construção poderia ser facilmente desenvolvido pelos alunos. ;Tudo é possível, desde que se tenha o conhecimento do material. No caso da ponte, teríamos de avaliar que tipo de tinta foi utilizada para a sua proteção. Depois, faríamos um estudo para chegar aos tensoativos mais eficazes;, diz. Pastore afirma também que o mesmo princípio pode ser aplicado em outros monumentos de concreto e mármore da cidade. ;A universidade está aberta aos órgãos que se interessem em obter um produto mais barato e específico para cada demanda. Não estamos fazendo nada além do nosso papel;, observa o professor.

Vantagens
Confira alguns dos benefícios trazidos pelo Lavilon 010

  • ; Preserva a película que encobre a lona

  • ; Apresenta grau de limpeza superior ao do produto sugerido pelo fabricante da cobertura

  • ; Reduz custos de compra e de utilização

  • ; Tem um rápido processo de produção: 200l em apenas uma hora

  • ; É fruto do trabalho dos estudantes

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação