Ciência e Saúde

Um tour por Marte

Nasa e Microsoft Research lançam plataforma que permite a qualquer pessoa com acesso à internet conhecer, com detalhes riquíssimos, parte do ambiente do Planeta Vermelho

Paloma Oliveto
postado em 28/07/2010 07:00
Explorar Marte já não é uma exclusividade das sondas espaciais. O Planeta Vermelho nunca esteve tão perto do homem ; na verdade, ele se encontra a apenas um clique de distância. Neste mês, a Microsoft anunciou uma parceria com a Agência Espacial Americana, a Nasa, que resultou no lançamento da WWT-Mars Experience, uma plataforma que permite a qualquer pessoa com acesso à internet pesquisar o ambiente marciano, com detalhes impressionantes. É possível, inclusive, fazer uma ;visita guiada; ao planeta, apresentada por dois pesquisadores da Nasa.

A experiência marciana é uma extensão do WorldWide Telescope (leia Tira-dúvidas), telescópio virtual que armazena milhares de fotos registradas por telescópios reais, tiradas a partir da Terra e do espaço. A resolução é altíssima, em terapixels; ou seja, as imagens são formadas por trilhões de pixels, garantindo o nível de realismo e a aproximação de detalhes. Ao baixar a plataforma, o usuário leva o universo para dentro do computador.

Nasa e Microsoft Research lançam plataforma que permite a qualquer pessoa com acesso à internet conhecer, com detalhes riquíssimos, parte do ambiente do Planeta Vermelho

Todas as fotos que compõem o WWT e, agora, o WWT-Mars Experience, foram dispostas de forma a oferecer uma visão real do espaço ; todos os planetas e outros corpos celestes aparecem na tela exatamente como estão. O que se vê, porém, não é uma imagem em tempo real. Se o usuário estiver ;caminhando; pela superfície marciana e, hipoteticamente, um meteoro cair em Marte, ele não vai conseguir ver o evento. Como no espaço, contudo, o tempo é bem diferente do que o cronometrado na Terra, o fato de não existirem câmeras filmando o infinito 24 horas por dia não tira a graça da experiência proporcionada pela ferramenta.

;Algumas gerações atrás, os cientistas trabalhavam isolados em seus laboratórios. Hoje, a colaboração pode ajudá-los a fazer grandes descobertas;, disse Tony Hey, vice-presidente corporativo de Pesquisas Externas da Microsoft Research, por meio da assessoria de imprensa da companhia. ;Temos orgulho de facilitar essa importante interação e ajudar pesquisadores promissores ao redor do mundo. Ao apresentar, em conjunto com a Microsoft, o WWT-Mars Experience, o chefe do escritório de informação tecnológica da Nasa em Washington, Chris C. Kemp, destacou que a plataforma vai promover o acesso de um novo público à ;vibrante experiência espacial;.

Visita guiada
É possível explorar individualmente cada cratera do Planeta Vermelho. Para os menos familiarizados com Marte, distante 55 milhões de quilômetros da Terra, há a opção de conhecer o ambiente marciano com a ajuda de James Garvin e Carol Stoker, cientistas da Nasa que gravaram vídeos de passeios guiados, também disponíveis na plataforma.

O tour de Garvin leva os visitantes pela história geológica de Marte e discute três possíveis locais onde missões humanas poderiam pousar. Cada um deles destaca uma diferente era geológica do planeta. Já o passeio com Stoker tenta responder à pergunta ;Há vida fora da Terra?;, e descreve as descobertas feitas pela sonda marciana Phoenix, enviada pela Nasa.

Os mapas do planeta são formados por 74 mil imagens feitas pela Câmara Orbital de Marte e mais de 13 mil fotos em alta resolução registradas por outra câmera em uma missão de reconhecimento da órbita. Cada uma delas contém mais de um bilhão de pixels. O mapa completo foi constituído por imagens em mosaico, com mais de meio bilhão de pequenas imagens. ;Esses mapas incrivelmente detalhados vão ajudar o público a entender melhor e a explorar Marte. A relação entre a Nasa e a Microsoft Research foi fundamental para levar essas novas imagens de Marte às casas das pessoas;, disse ao Correio o pesquisador Michael Broxton, do Centro de Inteligência Robótica da agência americana.

Apesar da grandiosidade do projeto, que permite, entre outras coisas, explorar as crateras e os cânions marcianos como se o usuário estivesse no próprio planeta, não se pode dizer que Marte já está todo dentro do computador. Com as imagens obtidas e armazenadas até agora, apenas 1% da superfície do planeta está coberta. Mas já é muito mais do que o homem poderia imaginar, de acordo com Bill Gates, presidente da Microsoft. ;O WWT abriu as portas para novas formas de ver e experimentar o fascínio do espaço. Nossa esperança é que isso inspire os jovens a explorar a astronomia e a ciência, e ajudar os pesquisadores em sua tarefa de entender melhor o universo;, discursou, no lançamento da plataforma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação