Ciência e Saúde

Na hora de remover tatuagens, vem o drama da dor e os riscos

Aranhas, duendes, flores, nomes, cupidos, símbolos de uma época ou de um romance pregados no corpo como tatuagens

postado em 30/07/2010 08:40 / atualizado em 16/09/2020 17:49

Carregadas de significados, as tatuagens perpetuam na pele um momento especial da vida, um amor, uma convicção política, etc. Mas o tempo passa, a vida muda e, em alguns casos, essas figuras podem perder o significado que antes possuíam, passando a se tornar indesejáveis. Mas como fazer para livrar-se da tatuagem, indaga a maioria dos que se arrependem de ter os sinais na pele.

Tokarski remove a laser um duende desenhado nas costas de LetíciaAté há alguns anos a saída era apenas a retirada cirúrgica e a dermoabrasão (raspagem), métodos até hoje utilizados, mas que deixam uma cicatriz parecida com uma queimadura. Atualmente, já é possível apagar tatuagens sem deixar as marcas do passado, utilizando-se o laser. ;É possível remover a tatuagem completamente. Porém, em alguns tipos pode ser que fique um sombreado que com o tempo vai desaparecendo;, avalia o dermatologista Gilvan Alves, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional DF.

O tratamento é feito em várias sessões ; com duração de 15 minutos cada ;, cujo número vai depender do tamanho da tatuagem, da profundidade do pigmento na pele e, também, das cores usadas nos desenhos. ;Na maioria das vezes, a média é de seis a 20 sessões, com intervalos de dois meses, no mínimo;, informa o dermatologista Erasmo Tokarski, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica Regional DF.

O tratamento das tatuagens com o laser era feito com aparelhos que vaporizavam os tecidos, como o laser de argônio e de dióxido de carbono, que apresentavam resultados fracos para a remoção dos pigmentos e alta incidência de efeitos colaterais e complicações, como cicatrizes. O princípio da fototermólise seletiva revolucionou o tratamento das tatuagens. Esta técnica utiliza lasers que atingem um alvo específico, no caso das tatuagens, um tipo de cor. Esse alvo atrai o raio, absorvendo a sua energia, o que causa a sua destruição sem dano aos tecidos adjacentes.

Cores
A maior dificuldade na remoção da tatuagem são as cores. O amarelo e o vermelho são os pigmentos mais difíceis de serem removidos. ;Essas cores exigem uma associação de lasers para despigmentar. Normalmente, são usados dois tipos de lasers diferentes para alcançar o resultado;, disse Gilvan. De acordo com Tokarski, o vermelho e o amarelo exigem uma intensidade maior de luz para desaparecer.

O cirurgião explica que para essas cores são aplicadas ondas de luz mais curtas e intensas do que para as tintas preta e azul. ;Eu diria para não fazer uma tatuagem. Mas se quiser fazer, faça com cores escuras, de preferência preta e azul, que são bem mais fáceis de serem removidas;, sugere Erasmo.

Outra dificuldade na remoção do desenho é a profundidade com que foi cravada na pele. Segundo Tokarski, quando a tatuagem é benfeita, fica na mesma profundidade e isso facilita uma ação melhor do laser no pigmento. ;O problema é quando o tatuador ultrapassa a membrana basal, que divide a epiderme da derme. Nesse caso, a pessoa vai precisar de mais sessões para chegar até o pigmento;, explica Tokarski.

A localização também é outro fator que dificulta a remoção do desenho. Os dermatologistas listam o peito, as costas, a nuca e os dorsos das mãos e dos pés como os locais mais difíceis de se obter um bom resultado. O motivo é que esses lugares apresentam grande probabilidade de desenvolver queloide (cicatriz saliente, dura, de cor rosa), apesar de sumir a tatuagem, segundo Gilvan Alves.

Dói no corpo e no bolso

A geóloga Letícia Lemos, 31 anos, está na oitava sessão de laser para remover um duende que tatuou nas costas quando tinha 17 anos. ;A tatuagem não me atrapalha em nada, mas ela não tem mais nada a ver comigo. Por isso decidi removê-la;, justifica. ;Vi a cirurgia plástica e a raspagem, mas todas iriam deixar cicatriz;, ponderou Letícia, agora satisfeita com os resultados do laser.

A estilista Fernanda Ferrugem, 33, não teve a mesma sorte de achar um tratamento a laser e retirou sua antiga tatuagem ; uma aranha na mão. ;Não conhecia outro método. Aproveitei que iria para a mesa de cirurgia, por conta de outro problema, para me livrar da tatuagem;, disse. O resultado foi uma cicatriz que parece queimadura. ;Ainda bem que o desenho era pequeno e não senti dor;, contou.

;Para fazer uma tatuagem, a pessoa leva até três sessões, ou seja, sofre três vezes. Para retirá-la é quase um ano. O sofrimento é maior;, compara Tokarski. Para amenizar a dor, é recomendável usar uma pomada anestésica 30 minutos antes da sessão.

A fotógrafa Priscilla Debatista Brito, 30 anos, está no fim do tratamento. Ela começou as sessões há exatamante dois anos e só agora sua tatuagem ; um tribal no braço ; está sumindo. ;Na primeira sessão, quase morri de dor. Achei que não fosse aguentar. Mesmo com um jato gelado, que a assistente joga enquanto o laser atua, é como se estivesse queimando a pele;, relata. ;O alívio é que a dor vai diminuindo no decorrer das sessões;, comemora. ;Tatuagem é algo permanente. Dá para remover, mas existem os ônus que a pessoa paga, a dor e o dinheiro gasto;, avalia Gilvan Alves. Dependendo do tamanho da tatuagem, uma sessão pode custar de R$ 550 a R$ 1,2 mil.

Três perguntas para
Erasmo Tokarski Cirurgião dermatologista


A aplicação do laser é segura?
Estes lasers, que são específicos para agir no pigmento, têm sido largamente aplicados aqui no Brasil e no exterior por milhares de pacientes e não se conhecem efeitos danosos à saúde. Em geral o risco de cicatriz é mínimo, pois a luz do laser danifica apenas a tinta da tatuagem e não a estrutura da pele. Dentro da sala de procedimento com laser, a permanência só é permitida com o uso de óculos especiais.

O que acontece após o tratamento?

Imediatamente após a exposição ao laser, a região tratada se torna ligeiramente branca, o que usualmente regride em 20 minutos. Nos dias seguintes uma casquinha irá se formar na região, que em alguns casos terá a mesma cor da antiga tatuagem; isso ocorre porque a tinta superficial estará saindo naquela crosta. A pele habitualmente volta ao normal de 10 a 15 dias faltando apenas a repigmentação natural através da melanina (pigmento marrom-escuro encontrado na pele, pelos e íris).

Quais são os efeitos colaterais?
A nossa pele tem um pigmento natural que é exatamente a melanina, que também absorve a energia do laser. Nas pessoas com a pele escura, a área tratada pode ficar um pouco mais clara por um período de alguns meses. A melanina normalmente volta a repovoar essa área restaurando a cor natural, mas a tinta da tatuagem, uma vez retirada, não volta mais.

 

Ouça entrevista com o dermatologista Gilvan Alves

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação