Ciência e Saúde

Confira os fatos científicos que marcaram a semana

postado em 21/08/2010 08:00

Segunda-feira, 16
Recursos esgotados
Um estudo da organização não governamental Footprint Network afirmou que os habitantes da Terra esgotam hoje todos os recursos que o planeta lhes proporciona no período de um ano, passando a viver dos créditos relativos ao próximo ano. Isso significa que em menos de nove meses a humanidade esgotou o que seria o orçamento ecológico do ano, segundo o presidente da GFN, Mathis Wackernagel. A GFN calcula periodicamente o dia em que vão se esgotar os recursos naturais que o planeta é capaz de fornecer por um período de um ano, consumidos pela humanidade, aí incluídos o fornecimento de água doce e matérias-primas, entre elas as alimentares. No ano passado, a ONG previu o Earth Overshoot Day, ou Dia do Excesso, numa tradução livre, para 25 de setembro.


Operação bem-sucedida
Dois astronautas americanos conseguiram instalar uma bomba de reposição no danificado sistema de climatização da Estação Espacial Internacional (ISS), de acordo com a Nasa. Os astronautas Doug Wheelock (na foto, à direita, com o cosmonauta russo Fyodor Yurchikhin) e Tracy Caldwell Dyson fizeram uma terceira saída ao espaço com o objetivo de instalar o equipamento, com peso de 355kg e tamanho de uma banheira. A operação durou duas horas e meia. Os controladores do Centro Houston, no Texas, acompanharam a troca bem-sucedida. Um curto-circuito interrompeu o funcionamento da bomba substituída. Segundo a Nasa, mesmo antes da troca, as condições na ISS eram estáveis e a tripulação de seis pessoas ; três americanos e três russos ; não se encontrava em perigo por causa do defeito na climatização. Se os esforços de reparação tivessem falhado, segundo a Nasa, os astronautas não teriam condições de climatizar a maioria dos componentes da estação, mas poderiam se mudar para o segmento russo da ISS, que tem seu próprio sistema de refrigeração.


Quarta-feira, 18
Vinho para a memória
Um estudo realizado com 5.033 homens e mulheres na Noruega mostrou que um consumo moderado de vinho está associado à melhoria da performance em testes cognitivos. Os voluntários foram avaliados durante sete anos, nos quais consumiam pelo menos quatro cálices semanais da bebida. De acordo com os autores, principalmente as mulheres se beneficiam do uso moderado do vinho nos testes de cognição. O estudo afirma que, por possuir uma grande quantidade de polifenóis, substâncias antioxidantes, a bebida reduz o risco do declínio neurológico, que costuma ocorrer com o passar dos anos.

Banco de corais
Cientistas norte-americanos criaram um banco de corais congelados na esperança de evitar sua extinção e de preservar a grande diversidade existente no Havaí, ilha americana no Pacífico. O instituto de biologia marinha e os serviços zoológicos do Instituto Smithsonian de Washington instalaram um laboratório na ilha canadense de Coconut Island (foto), onde foram congeladas as primeiras células do coral Fungia scutaria e do coral Montipora capitata. ;As células de coral congeladas são viáveis. Será possível descongelar o material dentro de 50 ou mil anos, em teoria, para recriar uma espécie ou desenvolver uma população de corais;, explicou, em comunicado, Mary Hagedorn, pesquisadora do Instituto de Conservação Biológica do Smithsonian. Por causa da atividade humana, as barreiras de coral e inúmeros animais que constituem seu habitat poderão desaparecer no curso dos próximos 40 anos, segundo os responsáveis pela experiência.


Quinta-feira, 19
Ases da matemática
A medalha Fields, considerada o Nobel de matemática, foi concedida nesta quinta-feira a dois franceses, Cédric Villani e Ngo Bao Chau (de origem vietnamita), ao israelense Elon Lindenstrauss e ao russo Stanislav Smirnov. Os premiados receberam a honraria das mãos do presidente indiano, Pratibha Patil. A União Matemática Internacional (UMI) concede a medalha Fields, uma das premiações científicas mais famosas do mundo, a cada quatro anos, desde 1936, a matemáticos com menos de 40 anos. O prêmio Gauss, que consagra as aplicações matemáticas, foi concedido ao francês Yves Meyer, 71 anos, e o prêmio Nevanlinna, que recompensa trabalhos vinculados às ciências da informação, ficou com o americano Daniel Spielman. Por fim, a medalha Chern, atribuída pela primeira vez este ano em memória do matemático chinês Shiin-Shen Chern (1911-2004), foi concedida ao americano Louis Nirenberg, 85 anos, considerado pelos colegas ;um dos maiores cientistas da matemática analítica;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação