Ciência e Saúde

Automedicação é responsável pela morte de 20 mil pessoas por ano no Brasil

Diário de Pernambuco
postado em 27/09/2010 16:56
Um costume cultural que ganhou forma com o passar do tempo. A automedicação no Brasil teve origem no período colonial, em plena colonização portuguesa. Na época, a saúde ficava nas mãos dos boticários, que prescreviam receitas sem embasamento científico para a população. Quase três séculos depois, muitos brasileiros se dirigem diretamente às farmácias para solucionar problemas de saúde, como dores de cabeça e crises de pressão arterial. Porém, longe de ser apenas uma prática cultural, a automedicação é responsável pela morte de 20 mil pessoas por ano no país, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma).

Segundo o professor do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Josimário João da Silva, os analgésicos, os antiinflamatórios e os antibióticos são os medicamentos mais usados pela população de forma incorreta. Porém, por traz de um remédio aparentemente inofensivo existe o perigo real do enfraquecimento das defesas naturais do corpo. ;Um risco bastante comum é o consumo exagerado de antibióticos para gripes e resfriados. O paciente que faz esse uso irregular e chega à unidade de saúde para um caso mais grave não consegue reagir a essa medicação. Pois, as bactérias, como conhecem a fórmula, ficam mais resistentes e inibem a ação do antibiótico;, diz.

Os riscos da automedicação resultam em problemas quase cíclicos. Pois, o paciente que busca uma solução para uma enfermidade pode contrair outra. ;O uso incorreto de medicação pode levar à depressão. Existem casos de adolescentes que estão passando por problemas pessoais e que correm aos remédios para solucionar os problemas. São casos que poderiam ser resolvidos com psicólogos. Esses adolescentes querem apenas chamar a atenção e não são orientados devidamente;, diz Josimário.

Um projeto da UFPE e com a orientação do professor Josimário pretende mudar essa realidade. No próximo 1; de outubro será lançada a ;Cartilha de Orientação para o Uso Correto de Medicamentos;, que pretende orientar a população aos riscos da automedicação. A produção do material faz parte dos resultados de pesquisas e da disciplina do 6; período do curso no módulo de Bioética.

Segundo o professor Josimário João da Silva, a cartilha tem como objetivo alertar esses pacientes para os riscos dessa prática, mostrando os locais onde os remédios são vendidos de forma criminosa, como sites da internet. ;Mostramos os perigos do uso de medicamentos de receita controlada que são consumidos sem prescrição, mas tudo isso numa linguagem clara e objetiva, com gráficos e linguagem para todas as idades. Ainda é bom mencionar que a cartilha será distribuída na rede de saúde do estado, como hospitais e clínicas;, destaca.

Serviço

O lançamento da cartilha será no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) às 10h, em 1 de outubro. Outras informações pelo telefone: (81) 2126.8524

Por Tércio Amaral, da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação