Ciência e Saúde

Exploração de matérias-primas minerais melhora a eficácia dos cosméticos

Além de ganhar mais qualidade, protegem a saúde da pele

Laura Valente
postado em 01/11/2010 11:10
Belo Horizonte ; O uso de matéria-prima mineral para a pintura da pele não é novidade. Pesquisas já mostraram que, no Antigo Egito, Cleópatra se enfeitava com khol, pó mineral preto usado para contornar os olhos, num desenho famoso e copiado até os dias atuais. No entanto, é no mundo contemporâneo que os avanços tecnológicos permitiram o aprofundamento de pesquisas e a exploração cada vez mais intensa de propriedades presentes em argilas, óxidos, dióxidos, micas, malaquitas, magnésio e até em pedras semipreciosas, como a ametista, a safira e a turmalina. Além de embelezar e levar aos produtos de maquiagem novas tonalidades e texturas, essas matérias-primas promovem ainda uma cobertura diferenciada e, principalmente, prometem tratar a pele.

Um exemplo vem do dióxido de titânio. O pigmento branco é usado em praticamente todas as maquiagens e também na fabricação de protetores solares, uma vez que cria uma barreira sobre a pele, bloqueando, de forma física, a radiação solar. Explica-se: ele tem a propriedade de refletir a luz (veja o quadro com outras substâncias e suas propriedades). Já a argila branca é muito usada para tirar a oleosidade da pele, uma vez que é rica em substâncias adstringentes, como o alumínio, cuja ação promove a contração dos poros.

Para a professora de tecnologia farmacêutica Lúcia Helena de Angelis, coordenadora do curso de pós-graduação e tecnologia de cosméticos, do Unicentro Newton Paiva, em Belo Horizonte, o uso desses minerais possibilita que a indústria trabalhe com menos substâncias que podem ser prejudiciais à pele. ;Óleos e ceras, normalmente, são mais oclusivos para a pele (fecham os poros) e podem favorecer a formação de cravos e espi-nhas;, exemplifica.

Não por acaso, a indústria cosmética, brasileira e internacional, tem dado atenção especial à matéria-prima mi-neral, como descreve Emiro Khury, diretor técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), sediada em São Paulo. ;Os minerais sempre foram usados como fontes de cores para vários cosméticos, mas, há cerca de 10 anos, argilas, caolins e terras têm sido mais bem estudados. Inclusive no Brasil, que já compete em igualdade com grandes fornecedores mundiais nesse tipo de matéria-prima.;

Um dos principais resultados, segundo Khury, é a micronização das partículas, ou a quebra em porções minúsculas, o que permite a inserção de novos pigmentos minerais na maquiagem, que ganha alto apelo sensorial, com cobertura delicada e fina, mais natural. Emiro Khury reforça que produtos formulados com tais substâncias protegem a pele de radicais livres, um dos vilões do envelhecimento precoce, e também dos raios ultravioleta.

;Com o aperfeiçoamento dos estudos, a indústria cosmética passa por um período de retorno às origens, mas sob o pilar da ciência, que melhorou as características dos produtos e acrescentou elegância e sofisticação às fórmulas;, acrescenta.

Mercado
Por aqui, a maquiagem mineral é a menina dos olhos de pelo menos três fabricantes de cosméticos: Avon, O Boticário e Contém 1g. A primeira, empresa multinacional, lançou linha específica no país em abril. Entre os produtos estão bases, blushes, sombras e batons, que têm na sua formulação nutrientes essenciais como zinco, magnésio, cobre, malaquita e turmalina. Eles são moídos e transformados em pó. Dermatológica e clinicamente testados, não contêm talco, fragrâncias e óleos e, por isso mesmo, podem ser usados em todos os tipos de pele, inclusive nas mais sensíveis.

A 100% brasileira O Boticário desenvolveu aqui mesmo as pesquisas para sua cartela de produtos, lançada em agosto de 2009. Tudo com o objetivo de que a maquiagem mineral estivesse adaptada aos tons de pele da mulher brasileira. A formulação é livre de conservantes e leva minerais como dióxido de titânio, óxido de zinco, óxido de ferro, argila, pedras preciosas e outros. Para a gerente de maquiagem da marca, Marselha Tinelli, são vantagens desses produtos a textura leve, a não obstrução dos poros, a longa duração, o controle da oleosidade, o fator de proteção solar, entre outros benefícios. Desde março do ano passado, na Contém 1g, óxidos, argilas e micas são componentes de fórmulas 100% naturais que promovem uma maquiagem mais natural, também livre de óleos e talcos.

Além de ganhar mais qualidade, protegem a saúde da pele

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação