Ciência e Saúde

Metade de alguns tipos de câncer são detectados tardiamente nos EUA

Agência France-Presse
postado em 24/11/2010 17:01
Washington - Quase a metade dos casos de câncer cervicais e colorretais nos Estados Unidos são diagnosticados em etapas tardias da doença, quando é improvável que o tratamento sirva de ajuda, indicou nesta quarta-feira (24/11) uma pesquisa do governo.

Com frequência, estas formas de câncer são detectadas tardiamente em pessoas idosas e entre brancos e hispânicos, mostrou a pesquisa realizada pelos Centros de Controle de Doenças (CDC, em inglês), entre 2004 e 2006.

"Este informe causa preocupação porque muitos casos de câncer evitáveis não estão sendo diagnosticados quando o tratamento é mais efetivo", disse Marcus Plescia, diretor da divisão de prevenção e controle da doença do CDC.

Quase um terço dos casos de câncer de mama são diagnosticados tardiamente e a maior incidência está entre as mulheres de 70 a 79 anos e as negras.

O câncer colorretal é o de incidência mais alta entre homens e mulheres negros, enquanto o câncer cervical tende a afetar mais as mulheres de 50 a 79 anos.

O plano de reforma do sistema de saúde do presidente Barack Obama, que entrou em vigor em setembro, contém medidas para ajudar a aumentar a detecção do câncer mediante a isenção de custos associados às consultas médicas.

O câncer colorretal mata cerca de 50 mil pessoas por ano e é a segunda causa de morte por câncer nos Estados Unidos, atrás do de pulmão. Cerca de 40 mil mulheres morrem anualmente vítimas do câncer de mama no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação