Ciência e Saúde

Crendices populares podem causar sérios riscos aos olhos

Muitas pessoas colocam os olhos em risco ao seguir crendices populares, como usar uma aliança aquecida para curar terçol ou pingar leite materno no combate a irritações. Segundo especialistas, essas práticas não funcionam e podem causar sérios problemas oculares

postado em 19/12/2010 08:00
Muitas pessoas colocam os olhos em risco ao seguir crendices populares, como usar uma aliança aquecida para curar terçol ou pingar leite materno no combate a irritações. Segundo especialistas, essas práticas não funcionam e podem causar sérios problemas ocularesUm provérbio popular, que ecoa uma citação atribuída a Leonardo da Vinci, diz que os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo. Ninguém duvida da mestria do autor da famosa tela de Mona Lisa ;
exposta, com seu misterioso olhar, no Museu do Louvre, em Paris ; e muito menos da importância desse órgão para o ser humano. As emergências de hospitais e clínicas oftalmológicas, no entanto, colecionam casos em que os olhos de crianças e adultos são postos à prova. De vodka a chás caseiros e até urina, eles recebem de tudo. A janela da alma, então, fica danificada, e o espelho do mundo, turvo.

Quem nunca ouviu falar que leite materno é bom para curar conjuntivites? Seguindo crendices populares e conselhos de conhecidos, muitas pessoas não hesitam em pingar gotas de limão, hidróxido de magnésio e substâncias de toda natureza na tentativa de curar males ou clarear os olhos. Dependendo do tempo de exposição, da quantidade e da característica do produto aplicado sobre eles, a visão é seriamente afetada. O oftalmologista Celso Boianovsky cita um exemplo clássico. ;As pessoas aquecem alianças e as colocam sobre o terçol. O metal quente pode queimar e gerar infecções graves nos olhos, uma estrutura complexa e delicada. A disfunção deve ser tratada com pomadas oftálmicas e compressas quentes e estéreis;, alerta.

O especialista lembra que há ainda aqueles que pingam nos olhos produtos que têm embalagens semelhantes às dos colírios. É o caso de supercolas vendidas em bisnaguinhas ou mesmo remédios para os ouvidos ou outros órgãos. ;O descuido pode lesar o epitélio, provocar inflamações e conjuntivites químicas severas, além de tirar a proteção natural do olho, favorecendo a proliferação de bactérias;, afirma Boianovsky.

Mãe de primeira viagem aos 19 anos e seguindo um conselho de avó, a gerente de marketing Soraya Lacerda imaginou que pudesse remediar o problema da filha recém nascida com leite materno. A pequena Isabela de Carvalho, hoje com 10 anos, nasceu com o canal lacrimal obstruído, transtorno que provocava o acúmulo de secreção nos olhos. ;Todas as fotos de Isabela quando criança mostram seus olhinhos sempre remelentos. Preocupada, passei a pingar gotas do meu leite depois de testá-las em meus próprios olhos. Infelizmente, piorei a situação. As vistas de Isabela ficaram muito irritadas e ela chegou a ter uma pequena infecção, que, graças a Deus, foi curada por um oftalmologista;, lamenta Soraya.

Não restam dúvidas sobre a importância do leite materno para o ser humano, mas a substância jamais deve ser aplicada sobre os olhos. Esse líquido precioso é um alimento, não um colírio. É o que garante a médica Márcia Godoy, do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB). ;Muitos ainda usam o leite doado por terceiros sem sequer cogitar que ele pode estar contaminado por bactérias e vírus, inclusive o HIV. O senso comum também considera chás naturais inofensivos. Se os olhos já estão com uma úlcera, por exemplo, o remédio se torna veneno e a visão pode até ser perdida;, pondera. A oftalmologista conta que, por mais de uma vez, atendeu na emergência pacientes que pingaram urina nos olhos. ;Se a pessoa imaginasse a infecção que isso pode causar, nunca cometeria uma loucura dessa;, diz.

O servidor público José*, 50 anos, também colocou sua visão em risco aplicando uma dose considerável de leite de magnésia nos dois olhos. Ele se incomodava com a vermelhidão constante nos olhos e resolveu seguir a recomendação de um vizinho, que garantiu que o produto resolveria o incômodo de vez. ;Já tinha procurado um oftalmologista que, infelizmente, não dera muita atenção às minhas queixas. Depois de colocar o leite de magnésia nos olhos, fui surpreendido com uma intensa irritação. Não conseguia lacrimejar, coçava muito. O inchaço foi inevitável. Embora tenha lavado com água, ficaram muitos resíduos e tive que procurar socorro médico;, lembra.

O especialista em retina e vítreo da Oftalmed Sebastião Ferreira Neto explica que o hidróxido de magnésio é abrasivo e, assim como as substâncias cáusticas e corrosivas, pode provocar queimaduras graves na córnea, perda da irrigação no interior do olho e da transparência. Em alguns casos, os tecidos tornam-se contraídos, dificultando a drenagem e provocando glaucoma. ;Somente oftalmologistas devem indicar medicamentos para os olhos. Nem mesmo os colírios podem ser usados indiscriminadamente. Eles são drogas e podem, inclusive, provocar infarto ou derrame em hipertensos;, reforça.

Álcool
Nos últimos meses, muitos jovens foram parar em emergências de hospitais depois de pingarem vodka nos olhos na intenção de potencializar o efeito da bebida no organismo. A ;onda;, importada da Europa e dos Estados Unidos, reduz a nitidez visual. ;O álcool mata as células que ficam na superfície dos olhos. Elas descamam e, quando cicatrizam, ficam opacas de forma definitiva;, observa Ferreira Neto. Um estudante de Campinas (SP) perdeu 80% da visão do olho direito nessa brincadeira. O limão, usado por muitas pessoas para clarear os olhos também oferece perigos. ;Ele provoca dor, queimaduras e perda de transparência da córnea, além, é claro, de infecções. Já vi muita gente perder parte da visão por pura negligência ou desconhecimento;, pontua o especialista.

O aposentado Oscar de Souza Pinheiro Filho, 63 anos, sabe o que é ficar sem enxergar. Diabético, ele controlava a doença com medicamentos, alimentação adequada e acompanhamento médico. Isso, até cair nas mãos de um falso iridologista, que se intitulava curandeiro. ;Ele suspendeu meus remédios e receitou pílulas manipuladas. A vista logo sentiu e o corpo não resistiu. Passei 17 dias internado com perda parcial da visão. Já fiz cirurgias nos dois olhos e até hoje faço tratamento na tentativa de remediar os danos;, conta.

A diabetes mellitus atinge vasos, veias e artérias.
Quando a doença fica fora de controle, essas estruturas perdem a capacidade de manter o sangue em seu interior. Proteínas, líquidos e gorduras vazam para a retina. Em fases mais avançadas, vasos anormais surgem, provocando glaucoma. ;A retina de Oscar sofreu edema e degeneração. Ele está, aos poucos, se recuperando, mas é triste saber que esse transtorno poderia ter sido evitado;, pondera Márcia Godoy.


"O senso comum também considera chás naturais inofensivos. Se os olhos já estão com uma úlcera, por exemplo, o remédio se torna veneno e a visão pode até ser perdida;
Márcia Godoy, oftalmologista

Muitas pessoas colocam os olhos em risco ao seguir crendices populares, como usar uma aliança aquecida para curar terçol ou pingar leite materno no combate a irritações. Segundo especialistas, essas práticas não funcionam e podem causar sérios problemas oculares

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação