Ciência e Saúde

Donos dos céus no Período Jurássico, primeiro pterossauro-fêmea é achado

Paloma Oliveto
postado em 21/01/2011 08:00
Os pterossauros dominaram os céus no Período Jurássico, aquele popularizado pelo filme de Steven Spielberg. Geralmente representado como um enorme lagarto alado com uma crista na cabeça, que chegava a ser cinco vezes maior que o crânio, o animal intrigava os paleontólogos por um motivo curioso: nunca havia sido encontrado um fóssil identificado como do sexo feminino. Até que apareceu a ;Senhora T;, encontrada na China e descrita ontem em um artigo publicado na revista especializada Science.

De acordo com o paleontobiólogo David Unwin, do Departamento de Estudos Museológicos da Universidade de Leicester, o gênero é um dos atributos biológicos mais importantes no estudo de um animal. ;Mas é extremamente difícil descobrir o sexo em um fóssil. Saber qual é o gênero de um pterossauro é um importante passo adiante. Agora, por exemplo, temos uma boa explicação para a crista do animal, um problema que intriga os cientistas há mais de 100 anos;, disse, em entrevista à publicação científica.

A Senhora T foi identificada como senhora, e não senhor, porque, ao seu lado, estava um ovo fertilizado. ;O fato de ter sido preservada junto ao ovo indica que era uma fêmea. Esse tipo de descoberta, no qual o gênero pode ser determinado com certeza, é extremamente raro, e o primeiro no caso de pterossauros;, explicou Unwin, que faz parte da equipe que assina o artigo. ;Agora, podemos expandir nossos conhecimentos e pesquisar aspectos complemente novos, como a estrutura e o comportamento dessa população;, comemorou.

Ao estudar o fóssil, os cientistas descobriram que o exemplar, encontrado em pedras com cerca de 160 milhões de anos, não tinha crista. De acordo com Unwin, há algum tempo os cientistas suspeitavam que a crista era usada para exibição ou como forma de sinalizar alguma coisa errada, indicando que apenas os exemplares machos deveriam possuir a estrutura. ;Mas, na falta de uma prova direta sobre essa ideia, muito se especulou, e alguns cientistas acreditavam que animais sem crista pertenciam a uma outra espécie;, disse o paleontobiólogo.

Além de fornecer provas sobre o gênero do animal, a Senhora T vai ajudar a entender melhor a reprodução dos pterossauros. O ovo encontrado com ela é relativamente pequeno e tem uma casca fina, característica típica de répteis, mas completamente diferente da dos pássaros. ;Ovos pequenos requeriam menos investimento em termos de material e energia ; uma vantagem evolutiva para esses enérgicos voadores e talvez um importante fator na evolução de espécies gigantes;, aposta Unwin.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação