Ciência e Saúde

O tipo sanguíneo deve determinar a dieta do vegetariano

Hábitos alimentares têm que ser compatíveis à individualidade biológica

postado em 25/03/2011 18:03
O vegetarianismo cresce em todo o mundo, despontando não só como dieta, mas como um estilo de vida. Contudo, conforme atenta a terapeuta ortomolecular Emília Pinheiro, as pessoas que desejam fazer parte dessa filosofia devem tomar cuidado ao modificar seus hábitos alimentares, tendo em vista sempre as necessidades demandadas pelo seu tipo sanguíneo.

De acordo com Emília, que também é autora do livro "Dieta pelo tipo metabólico e sanguíneo", indivíduos do grupo O e B necessitam mais de carne para ter a saúde ideal. Apesar dos males alardeados à carne vermelha, as pessoas desses grupos produzem uma enzima importante, a fosfatase alcalina intestinal, cujo papel, entre outros, é o de facilitar a digestão das proteínas e gorduras de origem animal. Essa enzima tem a função de eliminar os efeitos danosos de uma alimentação com alto teor protéico.

; Se o indivíduo sofre esse tipo de restrição, da carne, isso pode interferir seriamente na sua capacidade de metabolizar gorduras e vir a provocar-lhes diabetes e doenças cardiovasculares. Especialmente no tipo O, a ingestão de proteína animal constitui-se numa excelente medida preventiva contra a obesidade ; explica.

A esse grupo de pessoas vegetarianas, carnívoras por natureza genética, Emília aconselha a adaptar suas condições dietéticas através de suplementação adequada, vitaminas, minerais, ácidos graxos, aminoácidos, entre outros, que minimizarão os efeitos de suas escolhas alimentares.

; Indivíduos vegetarianos do tipo O e B necessitam de suplementação específica e muito bem orientada capaz de perfazer quaisquer falhas produzidas pela alimentação incompatível à sua individualidade biológica ; enfatiza.

Nas pessoas do tipo A e AB, a enzima é praticamente inexistente e, até mesmo as pequenas porções secretadas, ainda assim tornam-se ineficientes, já que são desativadas pelos seus próprios antígenos A.

; Esta conduta dietética, devido à sua predisposição genética, quando não somada ao histórico familiar, sem dúvida, colaborará para mantê-los afastados dos três males que, atualmente, mais matam no planeta: doenças cardiovasculares, diabetes e câncer ; diz.

As pessoas do tipo A e AB, diferentemente das de O e B, funcionam muito melhor com menos gordura ou proteínas de origem animal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação