Ciência e Saúde

Transplante duplo de pernas na Espanha

postado em 12/07/2011 08:15
O médico espanhol Pedro Cavadas realizou um transplante duplo de pernas, apresentado pelas autoridades como o primeiro com estas características feito no mundo. ;Cavadas e a equipe de profissionais do Hospital Público La Fé conduziram uma cirurgia que começou na noite de domingo e terminou na manhã de ontem. Esta é a primeira vez no mundo que se realiza um transplante com estas características, segundo a mesma fonte;, informou a Secretaria de Saúde de Valência, em comunicado.

O órgão evocou a confidencialidade do doador e do paciente para não falar sobre as pessoas envolvidas na operação, e informou que será necessário esperar mais dois dias para conhecer maiores detalhes. A ministra da Saúde espanhola, Leire Pajín, falou por telefone com o cirurgião e transmitiu seus parabéns pelo sucesso da intervenção.

;Essa operação abre uma porta de esperança para outros pacientes que sofrem do mesmo tipo de amputação;, lembrou a ministra. ;Não havia sido feita (a operação) até agora em nenhum lugar do mundo;, afirmou à rádio espanhola o diretor da Organização Nacional de Transplantes (ONT) espanhola, Rafael Matesanz. Ele lembrou que a instituição que dirige havia autorizado a operação em maio de 2010. ;As indicações deste tipo de cirurgia são muito raras. Nesse caso, a amputação ocorreu numa parte tão alta da perna que não cabe colocar uma prótese e o paciente estaria condenado a ficar numa cadeira de rodas;, acrescentou Matesanz.

Cirurgias diferenciadas
Em 16 de novembro passado, o Ministério da Saúde anunciou ter autorizado este duplo transplante de pernas. Trata-se de um paciente que tem um traumatismo acima do joelho em ambas as pernas, à altura da coxa, e as próteses não serviam, explicou na ocasião uma porta-voz do ministério, assinalando que o paciente perdeu as pernas em um acidente.

O médico encarregado da operação foi o dr. Pedro Cavadas, conhecido por realizar vários transplantes diferenciados. Em outubro de 2008, fez o primeiro transplante duplo de braços na Espanha e o segundo no mundo, enquanto que, em agosto de 2009, realizou o primeiro transplante de rosto na Espanha e o primeiro do mundo, que incluiu a mandíbula e a língua.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação