Ciência e Saúde

Exame identifica a cor dos fósseis

postado em 15/07/2011 10:31
Desde seu início, há 200 anos, a paleontologia tem o objetivo de remontar o passado. Graças aos estudos dos fósseis, hoje é possível recriar animais inteiros %u2014 extintos há mais 150 milhões de anos %u2014, seu hábitat, suas linhagens e até mesmo seu comportamento. Mesmo com todo esse avanço, uma lacuna ainda se encontra aberta: ninguém consegue dizer com precisão que cores tinham esses animais. Essa certeza, no entanto, pode estar prestes a surgir. A partir de uma técnica que envolve alta tecnologia de raios X, vai ser possível determinar a cor das penas e da pele de animais pré-históricos e, assim, criar um cenário mais fiel dos seres na época em que os dinossauros dominavam a Terra.

O método, estabelecido por pesquisadores da Inglaterra, Estados Unidos e China, identifica os padrões de pigmentação a partir da análise de metais em fósseis. Partindo do princípio de que a melanina aparece ligada a certos metais, como o cobre e o zinco, o fóssil da ave Confuciusornis sanctus %u2014como o filósofo chinês), que viveu há 120 milhões de anos %u2014 foi submetido à radiação síncrotron, que emite, entre outros, potentes raios capazes de mapear os diferentes elementos químicos do material. %u201CO intuito era buscar resquícios de melanina, mas esses pigmentos não foram encontrados%u201D, disse o geoquímico Roy Wogelius, da Universidade de Manchester, no Reino Unido, autor do estudo.

O mapeamento, porém, revelou uma grande quantidade de cobre espalhado nas regiões do fóssil correspondentes às pernas e peito da ave, que era do tamanho de um corvo e se parecia muito com o mergulhão, que tem penas pretas e bico longo para pescar peixes. A reconstrução feita pelos cientistas indica uma gradação delicada de claro e escuro, com o peito mais preto e as pontas das asas esbranquiçadas. %u201CNa verdade, o exame não mostra cor, ele diz onde o animal teve a eumelanina (responsável pelas cores marrom e preta), expondo onde estão os tons de claro e escuro%u201D, explica o geoquímico. Para se certificarem de que o cobre no fóssil significava a cor que a ave tinha, os pesquisadores compararam a distribuição do metal nos pássaros modernos. O resultado foi semelhante.
Em sua conferência na Reunião Anual da SBPC, na qual detalhou o Plano Nacional da Educação (PNE), o ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu que haja maior integração entre as políticas públicas para os ensinos básico e superior. ;É preciso que pare de existir essa cisão em que os dois níveis são vistos de maneira isolada;, afirmou. ;Hoje, sabemos que o atendimento que uma criança recebe na educação infantil reflete-se em todo o ensino fundamental, e até em seu desempenho acadêmico;, salientou.

Segundo Haddad, a melhoria na qualidade do ensino público passa pelo entendimento de que se trata de um sistema integrado. ;Essa mentalidade atrasada de que o Brasil é um país pobre e que é necessário focar esforços e recursos apenas no ensino fundamental não tem mais lugar;, disse. Por isso, segundo ele, o PNE prevê que 7% do Produto Interno Bruto brasileiro seja investido no sistema educacional.

Enem
Em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que neste ano teve o número recorde de inscritos de 6 milhões de estudantes, o ministro defendeu que os problemas são inevitáveis, mas que as edições têm sido cada vez menos problemáticas. ;Todos os países que têm o seu Enem enfrentam problemas logísticos. O nosso é o segundo maior do mundo, atrás apenas do chinês, então temos de mobilizar todos os nossos recursos materiais e intelectuais para superar esse tipo de questão;, disse Haddad. ;De qualquer forma, a edição de 2010, foi muito melhor que a de 2009. Nós estamos melhorando ano após ano;, completou.

O ministro também criticou o Projeto de Lei n; 220/2010, aprovado na Comissão de Educação no Senado Federal, que desobriga as universidades a contratarem mestres e doutores, permitindo que qualquer pessoa com ensino superior lecione nas instituições. ;Hoje, temos um total de 50% de mestres e doutores, nossa meta dentro do PNE é ampliar esse percentual para 70%;, afirmou o ministro. ;Claro que reconhecemos que um médico sem titulação possa compartilhar sua experiência profissional na academia, que um desembargador sem titulação possa eventualmente ministrar aulas em um curso de direito, mas essa é a exceção, e não pode ser tratada como regra;, afirmou. (MMM)
O uso da luz síncroton foi de extrema importância para a descoberta da distribuição do cobre no fóssil porque fornece um tipo de radiação ideal para fazer simulações como esta. Com a sua aplicação, os cientistas conseguem identificar se o átomo era do cobre ou do zinco. %u201CDessa forma os pesquisadores conseguiram identificar que o cobre fazia de fato parte da eumelanina desses animais, explica Antônio José Roque da Silva, diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), em Campinas.

Antes da pesquisa, o estudo que havia chegado mais próximo de revelar a cor dos fósseis em vida tinha encontrado meanossomas (uma espécie de bolsa que fabricava e armazenava os pigmentos de melanina) já vazias. %u201CDe vez em quando temos a sorte de descobrir algo novo. Para mim, o aprendizado de que o cobre pode ser mapeado para revelar detalhes sobre a cor em animais de 100 milhões de anos atrás é simplesmente incrível. Mais surpreendente ainda é perceber que estes pigmentos agora podem ser estudados em registro fóssil%u201D, disse o autor da pesquisa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação