Ciência e Saúde

Conheça os males mais frequentes causados pelo uso excessivo dos videogames

postado em 30/08/2011 10:28
Chris Staniforth, um britânico de 20 anos que recebeu uma proposta para estudar design de jogos na Universidade de Leicester, costumava passar 12 horas em frente ao Xbox 360 jogando Halo. Ele virava a noite sentado em frente ao console, praticamente movimentando apenas os dedos sobre o controle. Em abril, essa rotina pouco saudável lhe cobrou um preço alto: Chris sofreu uma embolia pulmonar, que, três meses depois, um médico legista descobriu ter sido causada por um coágulo (também conhecido como trombo) formado na panturrilha esquerda, devido ao grande tempo que o jovem passava sentado. Foi David Staniforth, pai do britânico, que ligou o mau hábito do filho ao problema de saúde que causou sua morte.

O caso, embora extremo, serve como um alerta para pessoas de todo o mundo. Milhões de crianças, adolescentes e adultos são fascinados pelo mundo dos games. Afinal, como revela uma pesquisa publicada em 3 de agosto na revista Psychological Science, além da diversão pura, jogar videogames é a plataforma ideal para as pessoas ;experimentarem novos papéis; e assumirem características que gostariam de ter. Mesmo algo inocente, porém, como passar uma tarde jogando com os amigos, precisa ser feito com moderação, para não trazer complicações para o organismo.

Segundo o ortopedista Davi Haje, o ideal para evitar dores e problemas de saúde futuros é jogar, no máximo, durante duas horas por dia, fazendo intervalos de cinco a 10 minutos a cada meia hora em frente ao computador ou à televisão para descansar os músculos, as articulações e a visão. Estudando para concursos, Felipe Nobre, 24 anos, cumpre a indicação do ortopedista e, nos dias em que decide dar uma pausa nos estudos para relaxar, fica cerca de duas horas em frente ao computador jogando Starcraft 2 ou Dota, ambos jogos de estratégia. Vez ou outra, opta por jogos de atirar, que tem nos dois consoles de videogame em sua casa.

;Ainda assim, quando fico até mais à noite ocupado com os jogos, às vezes sinto dor de cabeça e os olhos ficam ardendo;, comenta Felipe. Segundo o oftalmologista Sebastião Ferreira Neto, a maior parte do desconforto visual que as pessoas sentem é porque, ao fazer alguma atividade que exige mais atenção, elas piscam menos. ;Com isso, a lubrificação do olho fica prejudicada e a córnea resseca, perdendo algumas células. Como a córnea tem uma enervação muito intensa, a perda dessas células ; que são repostas em pouco tempo ; causa ardência e desconforto;, descreve. Nesse caso, o ideal é fazer algo muito simples: lembrar-se de piscar mais constantemente.

O oftalmologista acrescenta que, ao ficar mais perto da televisão ou do monitor, as pessoas podem sentir cansaço nos músculos dos olhos e dor de cabeça, já que a proximidade com o objeto luminoso exige mais da atividade visual. Para evitar essas situações, o ideal, de acordo com Ferreira Neto, é fazer intervalos a cada meia hora de atividade para descansar a vista, fechando os olhos ou olhando para longe durante dois ou três minutos. Embora não faça isso de 30 em 30 minutos, Felipe afirma que, quando sente dor de cabeça ou nos olhos, percebe que está na hora de parar de jogar. ;Aí fico um tempo deitado, com os olhos fechados, até melhorar.;

Horas sentado
Angiologistas e ortopedistas comparam o hábito de passar horas em frente a um computador ou a um console de videogame, sentando-se e permanecendo praticamente imóvel, com a situação de indivíduos que passam muito tempo dentro do avião, em voos de longa duração. O angiologista Antônio Henrique Cordeiro conta que ambas as ações são igualmente prejudiciais para o sistema venoso. ;Esse sistema precisa ter o bombeamento do sangue de baixo para cima e parte disso é feito pela contratura da batata da perna. Com a falta de movimento, o sangue fica em baixa velocidade, o que pode causar o desenvolvimento de coágulos na área;, descreve.

No caso de Chris Staniforth, o médico explica que o coágulo na panturrilha se desgarrou da veia onde estava, caiu na corrente sanguínea e chegou ao pulmão, onde obstruiu a passagem de sangue por uma artéria. ;Em mais de 40% dos casos de varizes, trombose e embolia pulmonar, verificamos uma predisposição, genética ou não, para o desenvolvimento da doença. Esse jovem devia ter predisposição, mesmo não apresentando problemas de saúde anteriormente;, ressalta Cordeiro. ;Afinal, quantas pessoas passam horas jogando videogame ou em voos longos e não acontece nada com elas?;, compara. Entre fatores que podem contribuir para o surgimento de coágulos, ele destaca o uso de anticoncepcionais e a trombofilia ; tendência do próprio organismo a formar trombos. No entanto, ele adverte que os hábitos podem ser o gatilho da doença.

A fim de não correr o risco de passar pela mesma situação do jovem britânico, o angiologista indica que, após uma hora sentadas, todas as pessoas ; seja enquanto joga videogame, seja durante um voo ou no trabalho ; devem se levantar e andar por cerca de 15 minutos, para movimentar a panturrilha e fazer o sangue circular. ;Meias de compressão elástica também podem ser úteis;, completa.

É exatamente essa a atitude dos irmão Victor Girotto, 26 anos, e Hugo Girotto, 23. ;A gente junta amigos, conversa pela internet e normalmente joga umas quatro horas durante a noite, para não atrapalhar nossos estudos da faculdade durante o dia;, conta Victor. A dupla, que joga em consoles ou no computador ;desde que se entende por gente;, costuma fazer pausas durante os jogos para ir até a cozinha e comer ou beber algo. Victor, que é músico, já sofreu com desconforto de ficar muito tempo em frente ao computador, seja para aproveitar os games ou para estudar. ;Dá dor nas costas ou dor de cabeça;, exemplifica. Por isso, adotou, com o irmão, o hábito de parar durante as partidas de World of Warcraft, um ;massively multiplayer on-line role-playing game; (MMORPG), para descansar.

Articulações

Hugo, estudante de línguas estrangeiras aplicadas, admite que, ;quando era mais novo, pendurava em frente ao videogame, porque criança não tem muito essa noção de o que pode fazer bem ou mal para a saúde;. ;Mas a gente não sentia nada demais;, acrescenta. Ele considera muito importante fazer intervalos entre os jogos, inclusive para não ter problemas a longo prazo nas juntas das mãos por usar muito o teclado.

O ortopedista Davi Haje alerta que, para quem joga videogame por muito tempo, as dores por esforço repetitivo são mais comuns nas articulações e músculos dos membros superiores ; mãos, punhos, cotovelos. Entre os que jogam usando controles, é mais comum haver tendinites nos tendões dos polegares. Já entre os que usam o mouse e o teclado para jogar, as dores aparecem mais no dorso dos punhos e na região dos trapézio (músculos próximos ao pescoço).

O tempo que os indivíduos passam na mesma posição pode provocar dores na região da coluna vertebral, principalmente na musculatura e ligamentos da região cervical e lombar. Contra essas dores, além dos intervalos, ele sugere fazer alongamento e manter uma rotina saudável de boa alimentação associada a exercícios físicos. ;Existem estudos que mostram que, na posição sentada, a pressão nos discos da coluna é maior que na posição ereta ou deitada. Uma boa dica é estimular uma boa postura e um mobiliário adequado e bem posicionado.; A cadeira, por exemplo, deve ter bom apoio lombar, de preferência com suporte para os braços, além de permitir que os pés alcancem o chão de forma plena e confortável. ;Outro exemplo é que a parte de cima do monitor ou da televisão deve ficar por volta da altura do olhar e de frente para o jogador;, comenta Haje.

Necessidade de rotina
;Existem videogames, como o Wii, que mandam mensagens para avisar ao jogador que é hora de fazer uma pausa nas atividades;, ressalta o ortopedista Davi Haje. Mesmo quem não conta com um recurso desses deve criar uma rotina para as paradas ocasionais.

Rede de jogadores
O jogo online de interpretação em massa para múltiplos jogadores, em tradução livre, é um jogo de videogame ou de computador no qual várias pessoas têm os próprios personagem e interagem em um mundo virtual compartilhado. Em geral, esses jogos são de estratégia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação