Ciência e Saúde

Aves machos se travestem de fêmeas para aumentar chances de copular

Agência France-Presse
postado em 09/11/2011 16:02
PARIS - Em uma espécie de falcão, os machos se travestem de fêmeas para obter uma vantagem furtiva no jogo do amor, revelou um estudo incomum, publicado na edição desta quarta-feira da Biology Letters, periódico da Sociedade Real Britânica. A maioria dos machos de águias-sapeiras (;Circus aeruginosus;) é acinzentada, porém mais de um terço tem plumagem permanente que imita a cor das fêmeas, que é predominantemente marrom com cabeça e ombros brancos.

Tentando compreender o que está por trás desta plumagem trocada, biólogos chefiados por Audrey Sternalski, do Instituto de Pesquisas em Recursos Cinegéticos de Ciudad Real, Espanha, pesquisaram o comportamento dos falcões no Marais de Brouage, uma região pantanosa do centro-oeste da França.

Após identificar 36 casais chocadores, eles posicionaram um de três tipos de iscas perto de cada ninho. As iscas eram bonecos de plástico, pintados para parecer um macho típico, uma fêmea típica ou um macho "travestido de fêmea" de águia-sapeira. Na defesa de seu território, machos típicos mostraram ser três vezes mais propensos a atacar a isca de macho típico do que as demais iscas.

Surpreendente foi o comportamento dos machos travestidos de fêmeas em casais chocadores. Eles desempenham ao extremo o papel de fêmeas. Em uma demonstração de ciúmes, revelaram ser duas vezes mais propensos a atacar a isca feminina do que a masculina.

Impressionados, os cientistas acreditam que os falcões travestidos tenham uma vantagem competitiva ao imitar as fêmeas de forma tão enfática. Ao parecer fêmeas e agir de forma menos agressiva, correm menos riscos de ser atacados por competidores, o que lhes dá uma chance maior de abordar as fêmeas para acasalar.

O artigo também sugere que este comportamento também dá a eles a chance de ingressar em um território com comida abundante sem ter que disputá-la com rivais. Mas por que os machos típicos toleram os impostores?

Uma resposta possível seria a de que machos típicos podem achar vantajoso ter um vizinho tranquilo, pois assim teria menos trabalho para defender seu território. Além disso, machos típicos também teriam chances de copular com as fêmeas destes machos mais submissos.

A outra única espécie de ave conhecida, cujos machos imitam permanentemente as fêmeas é o pavão do mar (;Philomachus pugnax;), ave pernalta que também recorre a este disfarce para se aproximar das fêmeas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação