Ciência e Saúde

Babuínos compartilham capacidade humana de reconhecer sequências de letras

postado em 13/02/2012 08:00
Mais do que compreender uma mensagem, ler significa, em uma primeira análise, decodificar uma série de símbolos na ordem correta. Diferenciar uma sequência de letras de um conjunto de símbolos aleatórios é a primeira etapa para o desenvolvimento neurológico da leitura. Até agora, os cientistas acreditavam que essa capacidade se desenvolveu ao longo do tempo, à medida que a linguagem ficava mais complexa e surgiram os primeiros símbolos escritos. Uma pesquisa publicada na edição de hoje da revista cientifica Science promete mudar essa visão. Pesquisadores da Universidade de Marselha, na França, conseguiram ensinar macacos a diferenciar palavras curtas de sequências aleatórias de letras. A novidade sugere que a capacidade cognitiva do ser humano para reconhecer os caracteres tenha surgido antes da linguagem.

Para chegar a essa conclusão, os especialistas instalaram ao redor de um recinto de animais uma série de cabines com telas sensíveis ao toque. Os macacos podiam entrar livremente nas cabines e completar várias rodadas do exercício. Na tela, aparecia uma sequência de quatro letras. Os animais precisavam, em seguida, tocar em um dos dois símbolos que apareciam na tela: um indicava que se tratava de uma palavra; o outro, que aquela era uma sequência aleatória de letras, sem sentido. Quando os macacos acertavam em qual dos dois grupos as letras que eles viram se encaixavam, ganhavam alimento como recompensa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação