Ciência e Saúde

Cúpula dos Povos quer manter atividades paralelas no Aterro do Flamengo

postado em 13/03/2012 09:43
Rio de Janeiro - O grupo de articulação do Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio%2b20 promete pressionar os organizadores da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável para que o Aterro do Flamengo seja utilizado para a realização de atividades da Cúpula dos Povos. O encontro ocorrerá paralelamente à conferência oficial da ONU, em junho próximo, no Rio.

Em entrevista à Agência Brasil, o diretor da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), Ivo Lesbaupin, definiu como ;disputa política; a retirada das ONGs e dos movimentos sociais do Aterro.

;Vamos pressionar para ser no mesmo lugar em que houve o Fórum Global, com atividades paralelas, na Rio 92;, disse Lesbaupin, referindo-se à Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, realizada em 1992 também no Rio. A Abong é uma das 34 redes e organizações que participam do grupo de articulação do Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio%2b20.

O assunto foi objeto de debate na última semana. A reunião com os organizadores da Rio%2b20 sinalizou a transferência da Cúpula dos Povos para a Quinta da Boa Vista, contrariando decisão tomada no ano passado de realizar o evento paralelo no Aterro do Flamengo.

O presidente do grupo de trabalho da prefeitura do Rio para a Rio%2b20, Sergio Besserman, esclareceu à Agência Brasil que da Marina da Glória até o Aeroporto Santos Dumont, ;se eles tiverem interesse, há espaço suficiente;. O que não poderá haver no local são acampamentos. ;Se houver necessidade de algum acampamento, como existiu na Rio 92, tem que ser na Quinta;, disse. Já as tendas poderão ser montadas no Aterro do Flamengo, declarou Besserman.

A Quinta da Boa Vista é um parque público localizado no bairro São Cristóvão, na zona norte do Rio, em cujas dependências estão situados o Jardim Zoológico e o Museu Nacional, que funciona no local do antigo Palácio Imperial.

O coordenador de Relações com a Sociedade Civil da Rio%2b20, João André Rocha, consultor contratado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), disse que uma nova reunião será realizada esta semana entre o Comitê Facilitador e a prefeitura do Rio. Ele acredita que até sexta-feira (16/3) sairá uma definição sobre as atividades que serão baseadas no Flamengo e o que terá de ir para a Quinta da Boa Vista.

Rocha informou que até o momento, o que está desenhado para a área do Flamengo é que no Museu de Arte Moderna (MAM) e na casa de eventos Vivo Rio haverá atividades da programação oficial. O Comitê Nacional de Organização da Rio%2b20 está preparando o espaço para receber atividades de todos os grupos, brasileiros e estrangeiros.

;De qualquer maneira, a Cúpula dos Povos está com atividades no Parque do Flamengo, no mínimo nessa área do MAM e do Vivo Rio;. O resto do parque está em negociação entre o Comitê Facilitador e a prefeitura, para evitar ocupação de maneira que danifique o parque. Rocha reconheceu que o comitê está ansioso por definir as atividades, para encaminhar a execução das obras.

Na próxima semana, o grupo de articulação nacional do Comitê Facilitador da Cúpula dos Povos terá a primeira reunião com representantes de entidades estrangeiras. A meta é que todas as ONGs do mundo enviem críticas, além de práticas sustentáveis que vêm sendo desenvolvidas com sucesso em seus países e que permitam enfrentar melhor as mudanças climáticas e o aquecimento global, informou Ivo Lesbaupin. ;Para mostrar que elas são viáveis, que já estão dando resultado;, acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação