Ciência e Saúde

Pesquisa revela como os jogos de RPG influenciam na satisfação de casais

Gláucia Chaves
postado em 27/03/2012 08:00

Imagine poder assumir a personalidade de um guerreiro capaz de usar a astúcia para salvar o mundo de um vilão implacável. Ou transformar-se em um vampiro assassino com sede de vingança. Ou, ainda, ser um bravo paladino, com poderes para curar ou ressuscitar companheiros. Essas e outras situações podem não existir, mas, para os adeptos do RPG (sigla de role playing game, ou jogo de interpretação de personagens), são realidades possíveis ; ao menos, enquanto durar a partida.

O problema é que, como o hobby ocupa muito tempo, com partidas que podem durar horas, dias ou até mesmo anos, os companheiros dos aficionados pela brincadeira podem sofrer. De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos, entre 70% e 75% das pessoas que têm um relacionamento com um fã de RPG se irritam com a dedicação que o jogo exige. Em compensação, quando a cara-metade tem o mesmo gosto pela diversão, o efeito é inverso. ;Cerca de 76% dos casais em que tanto o homem como a mulher jogam disseram que o jogo teve um efeito positivo no casamento;, conta Michelle Ahlstrom, pesquisadora que coordenou o trabalho.

Três perguntas para

Julio Vieitez, Diretor Geral da Level Up! Brasil


- Quais os jogos permitem a interação "amorosa" entre os usuários e como essa interação acontece?

Essa interatividade entre personagens ocorre mais em jogos do estilo MMORPG (jogos de interpretação massivos, jogados por milhares de pessoas simultaneamente em um mundo virtual permanente), talvez por serem os que trazem o maior número de opções de sociabilidade ; como gargalhar, mandar beijos e outros. Ragnar;k Online e Perfect World são ótimos exemplos disso, por permitirem que os jogadores até mesmo se casem, com direito a cerimônia matrimonial, convidados e tudo mais.

- A Level Up recebe, mesmo que eventualmente, algum tipo de feed back desses jogadores, como depoimentos, e-mails com a história deles, etc?

Isso é mais comum que se imagina. Anualmente recebemos de três a cinco convites reais de casamento de jogadores que se conheceram dentro do jogo, e que gostariam que pessoas da Level Up! fizessem parte deste momento de festa, por terem proporcionado a oportunidade deles se conhecerem. Ainda que não seja viável comparecer, ficamos muito felizes com o carinho demonstrado, e por esses casais terem encontrado a felicidade em nossos jogos.

- Há números sobre isso? Ou seja, a Level Up tem o número de jogadores "se casam" durante as partidas?

Não temos um número exato sobre os jogadores que se casam dentro dos jogos, mas numa estimativa, acreditamos que, nos títulos em que existe essa possibilidade, mais de 50% dos personagens se casam com outros em algum momento da vida ingame. Isso é estimulado pelo fato de que o casamento traz uma série de vantagens para os "noivos".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação