Espécie de primo do Tiranossauro, com plumas, é descoberto na China

Agência France-Presse
postado em 04/04/2012 13:23
Paris - No reino dos dinossauros, o lendário Tiranossauro acaba de ganhar um pequeno primo coberto de penas, com 9 metros de comprimento e cerca de 1,4 tonelada é o maior animal já identificado com plumas. Cientistas chineses e canadenses encontraram três esqueletos deste novo tipo de "tiranossauro gigante" nos fabulosos sítios paleontológicos da província de Liaoning, no nordeste da China. Os paleontólogos revelaram que esse tiranossauro possuía "penas filamentosas" com um comprimento de pelo menos 15 centímetros.

Devido as suas características físicas, foram batizados por seus descobridores de "Yutyrannus huali", que significa "tirano de belas plumas" em uma mistura de mandarim chinês e latim. O tamanho do Yutyrannus huali é muito inferior ao do Tiranossauro rex, mas seu peso é 40 vezes mais elevado do que o maior dinossauro com penas conhecido até hoje, o Beipiaosaurus. A presença de plumas em um Tiranossauro, mais associadas a uma função de isolamento térmico do que à capacidade de voar, não devia ser necessária para o maior deles. O Dr. Corwin Sullivan, paleontólogo canadense que participou do estudo, explicou que os grandes animais geralmente conseguem conservar o calor mais facilmente, mas, por outro lado, têm um maior potencial para desenvolver problemas de superaquecimento.

Estudo anterior feito por paleontólogos determina que alguns grandes mamíferos eram quase sem pêlos porque neles a relação entre superfície e volume permitia reter o calor corporal mesmo sem pelagem. O caso do Yutyrannus, cujo corpo era, talvez, apenas parcialmente coberto com penas, pode refletir uma adaptação a um ambiente frio incomum, afirma o estudo. Ele viveu durante o período Cretáceo Inferior (146 a 100 milhões de anos), que estudiosos acreditam ter sido muito mais frio do que o restante do Cretáceo, com 10;C contra 18;C em média. A pesquisa revela mais um novo elemento sobre a evolução dos primeiros animais com penas. Os pesquisadores acreditam que seja possível que a dimensão e a natureza da plumagem tenham evoluído de acordo com as mudanças de massa corporal e da tempertura do ambiente.