Ciência e Saúde

Falhas geológicas podem ter dado vida a seres aquáticos há milhões de anos

postado em 19/04/2012 09:29
Certa vez, o compositor francês Claude Debussy afirmou: ;A música é o espaço entre as notas;. Para ele, mais importante do que os sons era o silêncio entre eles, que possibilitava a compreensão de uma composição. Pesquisadores norte-americanos acreditam que uma máxima semelhante pode ajudar a entender a história geológica e da vida na Terra. Especialistas relatam que as falhas geológicas surgidas há cerca de 550 milhões de anos podem ser a causa da explosão de vida nos oceanos que se seguiu a esse período. Para chegar a essa conclusão, os especialistas fizeram como Debussy. Não olharam para as rochas, mas para o espaço entre elas. E concluíram que a abertura dos imensos blocos possibilitou que novos elementos químicos escoassem para o mar, modificando as condições do oceano e favorecendo o surgimento de vários seres. O trabalho é destaque de capa da edição de hoje da revista Nature.

Por volta de 600 milhões de anos atrás, o planeta era povoado apenas por algumas centenas de espécies. A maioria delas não possuía esqueleto ou olhos e tinha o corpo mole. É difícil estabelecer a ligação desses seres com qualquer exemplar de vida animal existente hoje. Contudo, há cerca de 550 milhões de anos, no Período Cambriano, em algumas dezenas de milhões de anos ; período curtíssimo do ponto de vista geológico ;, houve uma drástica modificação na forma como os oceanos eram povoados. Os seres simples foram rapidamente substituídos por uma ampla gama de animais complexos, que possuíam estruturas como conchas, olhos e espinhos. Esponjas primitivas formaram os primeiros recifes. A partir daí, surgiram os artrópodes (que incluem insetos, aranhas e caranguejos) e os ancestrais dos primeiros animais vertebrados na forma de pequenos peixes sem mandíbulas, parecidos com minhocas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação