Ciência e Saúde

Estabelecimento da agricultura na Europa ocorreu por meio de migração

Paloma Oliveto
postado em 27/04/2012 08:39
Há cerca de 11 mil anos, um evento revolucionou a história da civilização ocidental. Na Europa, o homem moderno descobriu a agricultura e começou a se fixar no campo. Foi o início de um padrão social único, completamente diferente daquele vivenciado por caçadores-coletores, que se mudavam periodicamente, quando os recursos naturais ficavam escassos. Amplamente discutido e estudado, o fato ganha novos detalhes a partir da análise genética de quatro fósseis com cerca de 5 mil anos, pertencentes aos dois diferentes grupos, que, por milênios, dividiram o continente sem terem contato um com o outro.

O consenso entre arqueólogos e paleontólogos é de que a agricultura foi introduzida na Europa a partir na região norte do continente para chegar ao leste 3 mil anos depois, e que os europeus modernos herdaram o genoma dos primeiros grupos a se fixar na terra. Algumas dúvidas, contudo, persistem. Não se sabe, até agora, se os próprios fazendeiros migraram ou se apenas a tecnologia se espalhou, quais rotas eles teriam usado para alcançar o outro lado da Europa e se chegaram de uma só vez.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação