Ciência e Saúde

Pesquisadores da Fiocruz alertam para ameaça de contaminação da água

postado em 30/05/2012 08:00
Pesquisa desenvolvida pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) detectou a prevalência, a diversidade genética e a carga viral do torque teno vírus (TTV) em fezes humanas. Sua presença já tinha sido verificada também na água, mas nenhum outro estudo fornecia dados precisos da quantidade de vírus encontrada em cada um dos ambientes. A partir dos dados coletados pelos pesquisadores da Fiocruz, foi possível cruzar as informações e embasar a tese de que a presença do vírus em via hídrica está diretamente relacionada à contaminação da água por fezes, fator preponderante para a disseminação de doenças. Atestada a relação, o TTV torna-se um possível indicador da qualidade da água, já que sua presença indica a contaminação ambiental por fezes.

De acordo com o biólogo Carlos Augusto Nascimento, um dos autores da pesquisa, 80% da população mundial está contaminada pelo vírus. ;Esse é o principal motivo de pesquisá-lo na água: sua grande prevalência na população. O TTV é um vírus cosmopolita, não existe distinção regional de sua presença, ele afeta tanto os países desenvolvidos quanto os subdesenvolvidos.; Nascimento também explica que não há diferença entre idades, a proporção de contaminados é a mesma entre adultos e crianças. A transmissão do TTV ocorre pelo sangue ou pela via oral-fecal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação