Pesquisa descobre tipo de célula que, em excesso, dificulta perda de peso

postado em 05/06/2012 08:03
Dieta seguida à risca, exercícios físicos integrados à rotina, exames clínicos sem alterações e nada de perder os quilos extras. Nesse caso, o problema com a balança pode estar em um processo químico dentro da cabeça. Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins University School, dos Estados Unidos, descobriram neurônios em uma parte do cérebro conhecida como hipotálamo ; área associada a funções como o controle da temperatura e do sono ; que têm relação com o excesso de peso.

Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que a capacidade do cérebro, mesmo em idade adulta, de produzir neurônios ; processo chamado de neurogênese ; ocorria em apenas duas áreas: no hipocampo, principal sede da memória, e no bulbo olfatório, responsável pelo cheiro. O início da descoberta de que células nervosas poderiam surgir no hipotálamo ocorreu em 2005. A partir dessa pesquisa e de outros estudos recentes, a equipe de Johns Hopkins se perguntou qual era a fonte e a função da neurogênese nessa região do cérebro. Aliaram o experimento ao fato, também comprovado em estudos anteriores, que animais que ingerem uma dieta muito calórica têm um risco significativamente alto de apresentar obesidade e síndrome metabólica quando adultos.