Ciência e Saúde

Convivência com estrangeiros rende benefícios e ensinamentos por toda vida

postado em 12/06/2012 08:14
Lola passou por três famílias brasilienses, incluindo a de Fábio e Marília, e voltou para a França no domingo
Trocar informações e experiências, observar culturas diferentes e, para completar, aprender um idioma. Não faltaram motivos quando a francesa Lola Girerd, 18 anos, desembarcou em Brasília, em agosto do ano passado, para morar na casa de três famílias. Quando Lola chegou à capital federal, não sabia quase nada sobre o Brasil: ;Apesar de já ter feito aulas de capoeira, eu não conhecia muito bem os brasileiros. Nem o português eu falava. Li algumas coisas sobre o Rio de Janeiro e São Paulo. Daqui, sabia que a catedral era o cartão-postal da cidade;, fala Lola, em um português claro e fluente.



Emerson não paga hotéis e pousadas quando viaja. Recorre a um site com hospedagem gratuita:

O desconhecimento sobre a cultura brasileira logo passou a ser uma mera lembrança. Depois de quase um ano em Brasília, a jovem morou na casa de famílias até então desconhecidas por meio do programa de intercâmbio do Rotary International Club, e vivenciou momentos que a transformaram: ;Quando cheguei, fiquei desesperada e um pouco surtada;, brinca. ;Eu não entendia nada que falavam, a comunicação era péssima. Foi um movimento de emoções muito estranho. É como se eu fizesse parte de todas as famílias que me acolheram;, diz Lola, que voltou para a França no último domingo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação