Ciência e Saúde

Substância impede a progressão da artrose e ameniza dores características

postado em 16/06/2012 08:00
Depois de 20 anos sem novidades acerca do tratamento da artrose, um medicamento foi descoberto como eficiente nos cuidados da doença. Comprovadamente eficaz para tratar a osteoporose, a substância ranelato de estrôncio mostrou-se benéfica também no controle da artrose, caracterizada pelo desgaste das articulações. Pesquisa realizada por um consórcio de médicos internacionais ; entre eles profissionais do Reino Unido, da Bélgica e da França ; constatou que 1.371 pacientes que utilizaram a substância tiveram redução de 27% da lesão causada pela inflamação da cartilagem. De acordo com especialistas, os resultados são animadores para pacientes com acometimento leve da doença e, principalmente, os que têm os joelhos comprometidos.


A artrose é um desgaste articular originado de uma inflamação na cartilagem. De acordo com o ortopedista Itamar Lins, ela é classificada em dois tipos: primária e secundária. A primeira ocorre em maior número nos idosos e é causada por doenças, como a diabetes. Já a secundária surge após fraturas. ;O tratamento clínico geralmente utiliza o ácido ialurônico, que lubrifica as articulações, ou infiltrações de corticoides;, explica Lins. A artrose é um problema comum, que chega a atingir cerca de 10% da população mundial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação