Ciência e Saúde

Óleo extraído da castanha-do-pará ajuda no combate às cáries, diz pesquisa

Luciane Evans
postado em 02/07/2012 08:04
Belo Horizonte ; Sobram elogios quando o assunto é o óleo de castanha-do-pará. Cada vez mais procurado pelos seus efeitos na pele, na alimentação e no bem que faz para a saúde, o óleo, tipicamente brasileiro, acaba de ganhar mais um atributo: o de ser útil também para os dentes, ajudando na prevenção contra as doenças periodontais, como as cáries. A conclusão veio da PUC Minas por meio da dissertação Efeito da adição de óleos vegetal e mineral em dentifrício no controle do biofilme dentário: ensaio clínico randomizado, controlado, duplo cego, feito no programa de pós-graduação em odontologia da instituição.

Cada vez mais usados na medicina, na cosmética e na indústria de alimentos, os óleos essenciais ; líquidos gordurosos que não se misturam com a água e são obtidos de fonte mineral e vegetal ; passaram a ganhar força no tratamento dentário. Pelos seus poderes de criar uma camada protetora nos dentes, protegendo-os de muitas doenças bucais, dão mais efetividade à higiene bucal. ;Por se tratar de uma substância brasileira, e constantemente usada pela população carente, que tem acesso à castanha in natura e vai ao dentista dificilmente, resolvi fazer a pesquisa com óleo de castanha-do-pará. Se já há tantos óleos internacionais sendo usados, por que não um brasileiro?;, questiona a autora da dissertação, Cíntia de Fátima Buldrin Filogônio, mestre em odontopediatria pela PUC.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação