Ciência e Saúde

Enxerto de pele tem se mostrado eficaz no tratamento contra vitiligo

postado em 14/07/2012 08:00
Uma das doenças mais estudadas no mundo, o vitiligo ainda não tem causa definida. Caracterizado pela despigmentação da pele, o distúrbio tem incidência que varia de 0,1% a 8% da população mundial. Só nos Estados Unidos, são aproximadamente 2 milhões de pessoas acometidas pela doença. Apesar de tantas pesquisas na área, a oferta de tratamentos ainda é pequena. Mas uma técnica cirúrgica tem se aperfeiçoado e ganhado destaque. Utilizada desde 1987, a papa de melanócitos é uma espécie de enxerto colocado nas áreas afetadas pelas manchas brancas que caracterizam o problema.
Criada pelo médico indiano Davinder Parsad, a técnica, segundo o dermatologista Eugênio Reis, do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), só pode ser aplicada quando a doença estiver estabilizada. Antigamente, era feita de forma que deixava uma cicatriz grosseira. ;Antes, cortava-se um pedaço de pele saudável e a colocava no lugar da lesão do vitiligo. Assim, a cicatriz ficava grossa, deixando o paciente ainda insatisfeito;, recorda. Com a técnica melhorada pelo próprio indiano, se faz um transplante de melanócito ; célula que produz a melanina ; apenas com uma fina camada de pele na parte da lesão.

O local que vai receber as células passa por uma abrasão, que consiste em uma espécie de raspagem da pele para que ela fique sensível e absorva bem os melanócitos. ;O resultado é maravilhoso. Um melanócito pode colorir 37 queratinócitos. Isso quer dizer que, com pouca papinha, já se consegue pigmentar uma grande região;, ressalta Reis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação