ciência e saúde
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Cientistas europeus criam mão robótica com habilidade similar à humana

France Presse

Publicação: 02/08/2012 17:13 Atualização:

Paris - Cientistas europeus indicaram ter desenvolvido a primeira mão robótica em tamanho natural com os cinco dedos, capaz de agarrar e manipular objetos com destreza similar à da mão humana.

Fazer robôs manipular objetos com precisão sempre representou um problema para engenheiros em sua busca por construir máquinas humanóides para ajudar nos serviços domésticos, em resgates de emergência e no trabalho fabril.

Já existem "apanhadores" robóticos industriais, capazes de segurar objetos e movê-los, mas que se mostravam incapazes de manipulá-los como a mão humana, como segurar um ovo sem quebrá-lo ou erguer coisas pesadas e volumosas. Construir protótipos com dimensões humanas também representou um desafio.

Uma equipe de cientistas italianos e alemães construiu a mão usando cordas que são torcidas por pequenos motores de alta velocidade nos cinco dedos, cada um com três segmentos, como as falanges.

Denominada 'Dexmart Hand', a invenção demonstrou ser capaz de manusear um delicado ovo de Páscoa e erguer uma carga de cinco quilos, explicou a equipe.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde


"Nós usamos a mão humana como modelo", afirmou o cientista Claudio Melchiorri, da Universidade de Bolonha, na Itália, em um comunicado da agência CORDIS Features, que divulga a pesquisa científica financiada pela UE. A mão também tem um "cérebro" primitivo, continuou o comunicado.

Sensores luminosos foram instalados na mão, possibilitando calcular a força necessária para que os dedos agarrem um objeto sem esmagá-lo ou deixá-lo cair. "A habilidade da mão robótica é tão próxima da humana que a visão de robôs como ajudantes pessoais domésticos, em salas de cirurgia e em atividades industriais está se tornando a cada dia mais realista", afirmou Gianluca Palli, pesquisador da Universidade de Bolonha.
Tags: celular

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: Rodrigo Gomes
poderia ter uma foto hein.... | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.