Ciência e Saúde

Raiz yacon provoca série de efeitos positivos no organismo, indica estudo

postado em 21/08/2012 08:00
O yacon, raiz de origem andina, ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico e na prevenção de infecções intestinais, como as colites, indicam dois estudos realizados na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (FEA/Unicamp). Segundo os especialistas envolvidos nas análises, o vegetal, além de regular a secreção de citocinas (moléculas envolvidas na emissão de sinais entre as células durante o desencadeamento das respostas imunes), protege o trato intestinal e age na redução das taxas de açúcar no sangue. Esse potencial insere o yacon no rol dos alimentos funcionais, ou seja, aqueles que contribuem para a manutenção da saúde e para a redução do risco de doenças.

Ainda pouco aproveitado pela indústria alimentícia brasileira, a raiz poderia beneficiar a população se inserida em pães, biscoitos, sopas e sucos. ;Pelo alto conteúdo de prebióticos de tipo fruto-oligossacarídeos (FOS) do yacon, o seu consumo traz benefícios à saúde porque modula o sistema imunológico no intestino e previne as doenças inflamatórias intestinais;, explica a peruana Grethel Teresa Delgado, principal autora de um dos estudos, realizado com camundongos. Os prebióticos, na maioria carboidratos, são componentes alimentares não digeríveis que estimulam o crescimento do número de bactérias boas do cólon, equilibrando, assim, a microbiota intestinal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação