Ciência e Saúde

Dispositivo é capaz de detectar problema no fígado com agilidade

postado em 20/09/2012 08:58
Novo dispositivo com funcionamento similar ao teste que verifica o pH de uma piscina será capaz de monitorar os níveis de lesão hepática utilizando apenas uma gota de sangue. O teste foi desenvolvido por cientistas da Universidade de Harvard e do Centro Médico Deaconess Beth Israel, em Boston, e teve sua utilidade divulgada na edição desta semana da Science Translational Medicine. O novo dispositivo é portátil, tem baixo custo e pode ser utilizado em clínicas, postos de saúde e hospitais, determinando rapidamente se um paciente tem toxicidade hepática e necessita de cuidados adicionais.

Pelo teste, após uma simples picada no dedo, o paciente aplica uma pequena quantidade de sangue em uma tira de papel. A atividade de duas enzimas do sangue humano ; aspartato aminotransferase e alanina aminotransferase ; leva a alterações nos níveis de corantes que foram incorporados no teste. A mudança de cor na tira vinculada às concentrações das enzimas indica a possibilidade de danos às células do fígado.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação