Ciência e Saúde

Robô Curiosity encontra pedra em forma de pirâmide no planeta Marte

postado em 21/09/2012 08:51
A rocha foi batizada de Jake Matijevic, em homenagem a engenheiro
A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) anunciou ontem que o robô-laboratório Curiosity, que está em Marte desde 6 de agosto, encontrou, na quarta-feira, uma pedra com um formato inusitado: semelhante ao de uma pirâmide egípcia. A composição química do objeto deve ser analisada hoje, segundo os responsáveis pela missão exploratória. A rocha recebeu o nome de Jake Matijevic, em homenagem a um engenheiro da Nasa morto há um mês. Um dos responsáveis pelo projeto, o homenageado também trabalhou nas missões de envios de outras sondas a Marte, como a Opportunity e a Spirit.

Com aproximadamente 25cm de altura e 40cm de largura, a pedra foi fotografada pela câmera Navcam, no braço do jipe-robô, que estava a 2,5m do objeto quando capturou a imagem. De acordo com os cientistas da Nasa, a máquina faz parte do kit de 10 instrumentos do Curiosity, que conta ainda com uma colher para recolher amostras, um aparelho de raios X chamado espectrômetro e uma lente para fazer imagens aproximadas. Uma espécie de laboratório móvel, o robô tem seis rodas e é movido à energia nuclear. O Curiosity percorre de 22m a 37m de distância por dia.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação