Ciência e Saúde

Acupuntura e homeopatia viram opções para aliviar sintomas da menopausa

postado em 25/09/2012 08:14
Dina não se adaptou à reposição hormonal:
Aos 51 anos, Dina de Almeida Santos, hoje com 63, enfrentou uma das fases mais difíceis de sua vida. Tudo começou com o encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios, ou, simplesmente, a menopausa. Sintomas como ondas de calor e palpitações foram sentidos fortemente por ela, além de efeitos psicológicos. Dina teve que lidar com a depressão, a ansiedade, a irritabilidade, as variações de humor e a falta de concentração. ;Sofri todos os sintomas e um pouco mais. Eu pensava que não ia sobreviver à menopausa. Não estava bem comigo;, conta.

A reposição hormonal parecia ser a saída mais viável, mas a experiência foi assustadora. ;Por quase dois meses tomei o remédio. Comecei a notar alguns nódulos nos seios, tive displasias, os meus seios cresceram e sentia algumas ferroadas na região;, conta Dina. O incômodo fez com que ela parasse com o remédio e buscasse tratamentos alternativos, como a acupuntura e a fitoterapia. ;Tive bons resultados com a acupuntura durante quase um ano de tratamento. Além disso, tomo lecitina de soja, extrato de amora e farinha de maracujá. Virei uma fábrica de consumo de remédios. Naturais, é claro. A acupuntura fez com que as dores no corpo durante a menopausa sumissem. Àquela época, podiam me chamar de Dina das dores;, brinca. ;Minha pele nunca envelheceu ou ficou seca nesses anos. Devo isso aos tratamentos alternativos;, completa.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação