Ciência e Saúde

Centros de bronzeamento aumentam riscos de câncer de pele de todos os tipos

Agência France-Presse
postado em 03/10/2012 14:05
Paris - Os centros de bronzeamento, que já foram acusados de favorecer o melanoma, um câncer de pele grave, também aumentam as possibilidades de ocorrência de carcinomas cutâneos, segundo estudo publicado nesta quarta-feira (3/10). O carcinoma cutâneo afeta a camada mais superficial da pele e é o câncer mais comum no hojem. Apesar de ser um câncer que se pode curar satisfatoriamente, há casos de reincidência.

Sua incidência cresce com o aumento da expectativa de vida e as mudanças de hábitos, em particular o costume de expor-se demais ao sol. Um grupo de pesquisadores americanos revisou os resultados de uma série de estudos realizados desde 1977, baseando-se em 80 mil pessoas originárias de seis países, e descobriu que havia um vínculo entre frequentar centros de bronzeamento e ter algum desses tipos de carcinoma cutâneo.

[SAIBAMAIS]Dessa forma, o risco aumenta 29% para o carcinoma basocelular, mais benigno, e 67% para o carcinoma espinocelular, o que pode dar lugar com mais frequência à metástase. Para os pesquisadores, dirigidos por Eleni Linos, da Universidade de São Francisco, a exposição ao sol antes dos 25 anos apresenta os maiores riscos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação