Ciência e Saúde

Adolescência marca período de preparação para uma vida adulta saudável

Carolina Lenoir
postado em 17/10/2012 09:30
Belo Horizonte ; Quem tem adolescentes em casa ou convive com eles diariamente cede muitas vezes ao impulso de chamar esse período da vida de ;aborrescência;. De fato, o adolescente passa por muitas mudanças rápidas e, com elas, vêm a necessidade de autoafirmação e a busca por se diferenciar dos pais, identificando-se mais com os amigos do que com os familiares.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) identificam a adolescência como o período entre os 10 e 20 anos de idade. Já o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) delimita essa fase entre os 12 e os 18 anos. Considerando-se um meio termo, há cerca de 34 milhões de brasileiros com idade entre 10 e 19 anos, aproximadamente 18% da população, de acordo com o Censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um número significativo de pessoas que precisam, e merecem, ser vistas com olhos mais compreensivos do ponto de vista da saúde, como vem mostrando desde segunda-feira o Correio Braziliense/Estado de Minas na série sobre o desenvolvimento infantojuvenil.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação