Ciência e Saúde

Transtorno borderline pode ser visto como vício, defende psicanalista

postado em 02/11/2012 08:00
Uma sensação de dependência constante pode definir dois transtornos que, até agora, pareciam ter mecanismos de funcionamento bem diferentes. O transtorno de personalidade borderline (TPB) e as adicções (vícios) se manifestam de maneira distinta, mas podem ser entendidos pelo mesmo princípio: a subordinação do afetado por alguém ou por alguma coisa. Essa forma de abordar os dois problemas é defendida na tese de mestrado Reflexões sobre a relação entre a personalidade borderline e as adicções, do psicanalista Marcelo Soares da Cruz, na Universidade de São Paulo (USP). De acordo com ele, com esse entendimento, o tratamento e a abordagem dos pacientes diagnosticados com TPB poderiam mudar.

;Os terapêuticos utilizados pela falta de compreensão por parte de profissionais de saúde mental, a aversão ou o preconceito existentes no contato com esses pacientes mudam com esse novo olhar;, acredita. Cruz explica que, até esse estudo, a personalidade borderline não era entendida como uma modalidade de adicção.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação