Ciência e Saúde

Psiquiatras britânicos apontam que olhos podem revelar esquizofrenia

Paloma Oliveto
postado em 06/11/2012 09:17
Prêmio Nobel de Ciências Econômicas e um dos maiores matemáticos da história dos Estados Unidos, John Nash começou a acreditar em coisas muito estranhas quando chegou à casa do 30 anos. Ele achava, por exemplo, que era o imperador da Antártida e pensava ser capaz de decifrar mensagens codificadas nas páginas do jornal The New York Times. O gênio foi dominado por uma doença mental altamente incapacitante, que acomete 1% da população mundial: a esquizofrenia.

Delírios e alterações do pensamento são sintomas marcantes desse distúrbio. Mas há outra característica que pode ser facilmente reconhecida nas entrevistas concedidas à televisão por Nash, que inspirou o filme Uma mente brilhante (2008). O olhar inquieto, que não se fixa no interlocutor e faz movimentos rápidos e descordenados, é uma particularidade dos esquizofrênicos. Um exame dessas alterações poderá se tornar o primeiro método de diagnóstico físico da doença, que, até agora, é identificada apenas pela anamnese (entrevista feita pelo profissional de saúde com o objetivo de avaliar um paciente).



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação