Ciência e Saúde

Técnica menos invasiva pode curar a hérnia de hiato

Paloma Oliveto
postado em 11/11/2012 07:00
Sensação de queimação no peito, regurgitação e azia são incômodos bem conhecidos de quem sofre de refluxo gastroesofágico. A culpa é do mau funcionamento do esfíncter inferior esofágico, válvula muscular que evita o retorno do bolo alimentar. Uma das causas do problema é a hérnia de hiato, situação em que uma parte do estômago avança pelo diafragma, podendo provocar úlceras e, em casos mais graves, câncer. Quando o paciente não responde mais ao tratamento convencional, baseado em medicamentos e mudanças de hábitos (veja infográfico), a solução pode ser a cirurgia.

Ao contrário do que se imagina, um procedimento no aparelho digestivo não exige a abertura do abdômen do paciente. Com a videolaparoscopia, técnica realizada com o auxílio de uma câmera, são feitas pequenas incisões para o acesso dos instrumentos cirúrgicos, enquanto os médicos se guiam pelas imagens que aparecem em um monitor. Essa intervenção pode ser executada com cortes ainda menores, de acordo com dois brasileiros que apresentaram a minilaparoscopia para a hérnia de hiato durante o primeiro Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, realizado há duas semanas em São Paulo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação