Ciência e Saúde

Pesquisa mostra que exercícios podem prevenir doenças metabólicas

Bruno Freitas
postado em 12/11/2012 07:00
Belo Horizonte ; Acúmulo de gordura no fígado, diabetes tipo 2 e obesidade. Doenças causadas pela má alimentação passam a ser mais bem compreendidas com uma nova e importante ferramenta científica que pode ajudar a prevenir males do tipo, cada vez mais comuns no cotidiano apressado das pessoas. Baseada na reação de camundongos, uma pesquisa realizada na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (Each/USP) constatou que a prática de atividade física regular é capaz de impedir o desenvolvimento de distúrbios metabólicos mesmo em quem não adota dieta balanceada, gerando respostas no tecido adiposo e no músculo esquelético que favorecem o gasto de energia obtida por meio dos alimentos ; em vez de simplesmente estocá-la no corpo.Valendo-se de uma ração incrementada com amendoim, biscoito à base de amido de milho, chocolate e açúcar ; batizada de cafeteria ; para imitar os hábitos alimentares humanos, o estudo observou que animais sedentários alimentados com a dieta desenvolveram quadro de intolerância à glicose, resistência à insulina e obesidade.

Submetidos a um programa de treinamento de dois meses ; quando fizeram uma rotina de exercícios sobre uma miniesteira durante uma hora diária, cinco dias por semana ;, os camundongos foram divididos em quatro grupos: sedentários alimentados com ração normal (controle), sedentários com cafeteria, treinados com dieta padrão e treinados com dieta cafeteria.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação