Pesquisadores desvendam síntese de proteínas do citomegalovírus

Bruna Sensêve
postado em 23/11/2012 09:14
Acredita-se que cerca de 95% da população mundial, senão ela por completo, esteja infectada com o citomegalovírus humano. Em grande parte das pessoas, ele permanece incubado no interior das células e não se manifesta. Em alguns casos, contudo, o micro-organismo pode levar a malformação de fetos ou aproveitar um período de enfraquecimento do sistema imunológico da pessoa e se manifestar em formas de doenças que atingem o aparelho digestivo, o sistema nervoso central e a retina, por exemplo. Agora, descobertas sobre a capacidade de codificação do vírus para a produção de proteínas, relatadas em artigo publicado na edição desta semana da revista Science, podem explicar por que ele se manifesta em determinados momentos e como manipula as células humanas durante a infecção.

O genoma do citomegalovírus humano foi sequenciado há 20 anos, mas seu proteoma, ou seja, o conjunto completo de proteínas expressas pelos genes, ainda não era compreendido. O principal mistério estava em grandes fitas de RNA mensageiro (RNAm) ; responsável por traduzir e levar a ;receita; contida no DNA para que os ribossomos localizados no citoplasma produzam proteínas, expressando as características contidas no material genético. Até então, os cientistas não sabiam se essas fitas eram capazes de produzir proteínas ou quais seriam seus produtos e funções no organismo humano. ;O genoma de um vírus é apenas um ponto de partida. Entender quais proteínas são codificadas por aquele genoma é que nos permite começar a pensar sobre o que o vírus faz e como podemos interferir nele;, enfatiza o coautor do estudo Jonathan Weissman.