Ciência e Saúde

Crescimento populacional está ligado a doenças genéticas, indica pesquisa

Roberta Machado
postado em 29/11/2012 09:00
A explosão populacional pode ser a responsável pela maior parte das mutações causadoras de doenças genéticas. A conclusão é de um grupo de pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Eles analisaram os genes de 6.515 pessoas para definir a época em que cada variação surgiu. Depois de estudar mais de 15 mil genes, totalizando mais de 1 milhão de variantes, os especialistas inferiram que 73% das proteínas sofreram mudanças entre os últimos 5 mil e os 10 mil anos. A taxa de mutações recentes sobe para 86% quando se trata apenas de informações genéticas que podem causar efeitos nocivos ao organismo.

;O número dos genes não está mudando, mas o número de mutações neles está. Por exemplo, o nosso genoma inclui mais ou menos 20 mil codificadores, mas o número de mutações neles subiu dramaticamente nas últimas 200 a 400 gerações devido ao rápido crescimento populacional;, explica Joshua Akey, um dos autores do estudo. O pesquisador defende que as transformações no código genético teriam sido impulsionadas pela migração de populações isoladas e pelo aumento crescente da natalidade iniciado há 5,1 mil anos.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação