Ciência e Saúde

Movimentos do corpo revelam sentimento de uma pessoa, diz pesquisa

Paloma Oliveto
postado em 02/12/2012 08:00
Distinguir emoções como dor, alegria, prazer ou sofrimento parece óbvio. Basta olhar o rosto de uma pessoa para saber se ela acaba de ganhar na loteria ou recebeu, há segundos, uma notícia trágica. Decifrar os sentimentos alheios em momentos extremos, porém, não é tão simples assim. De acordo com uma pesquisa publicada na revista Science, é o corpo, e não a face, que entrega o verdadeiro estado de espírito de um indivíduo.

Estudioso da linguagem não verbal e autor de diversos artigos científicos, o neuropsicólogo Hillel Aviezer, da Universidade de Princeton, explica que saber identificar as emoções por meio de expressões corporais e faciais ajuda a conduzir as interações entre as pessoas. ;Se você percebe que alguém está sofrendo, pode ir até lá e oferecer ajuda. Ou se o indivíduo parece contente, talvez seja um convite para se aproximar. Por outro lado, a forma como uma pessoa se comporta pode ser um alerta para que você saia de perto o mais rápido possível;, diz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação