Ciência e Saúde

Pesquisadores nos Estados Unidos conseguem prever futuro curso de rios

postado em 06/12/2012 09:04
;Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.; O velho ditado ilustra um dos mais antigos fenômenos que ocorrem na Terra: o solo se transformando em uma gigantesca escultura com morros, vales e cânions, graças à persistente força das águas. Sejam grandes rios ou arroios e riachos, esses cursos d;água desempenham um papel fundamental no processo de moldar a paisagem natural, em um processo constante de mudança. Artigo publicado na edição de hoje da Nature traz novidades importantes sobre esse processo, que deve ajudar os cientistas a contar a história dos rios e prever por quais caminhos eles devem seguir no futuro.

Pesquisadores do prestigiado Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Cambridge, nos Estados Unidos, conseguiram desenvolver um padrão matemático para descrever a evolução dos cursos dos rios. Segundo o grupo, o padrão de ramificação das redes fluviais ; conjuntos formados por um rio principal e vários afluentes de diversos tamanhos, que funcionam como veias e artérias ; depende de um conjunto bem definido de variáveis.



[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação